Seguem os ataques
PUBLICAÇÃO
sábado, 21 de outubro de 2023
Luiz Geraldo Mazza
Declaração de Israel de que abriria espaço para intervenções humanitárias não se confirmou e aumentaram os ataques á faixa de Gaza, especialmente em Khan Yunis, onde estão 16 dos 26 brasileiros atendidos pelo Itamaraty na região. O governo brasileiro procura unificar o discurso sobre a guerra para evitar maiores ônus.
TSE
O Tribunal Superior Eleitoral rejeitou ações que pretendiam a cassação e a inelegibilidade de Lula. Bolsonaro alegava que o petista usou propaganda paga na internet para falsear a verdade.
Crítica
A OCDE fez alentada crítica à decisão de Dias Toffoli que invalidou provas de acordo com a Odebrechet.
Fake News
Boulos entra em acirrado questionamento das fake news que o colocam na guerra como ligado ao Hamas.
Demissão voluntária
Plano de demissão voluntária da Copel vai atingir massa de 1.437 funcionários que receberão seus direitos neste ano ou em 2024. O desembolso com a intervenção é de R$ 600 milhões.
Taxação
O senador Eduardo Braga, relator da Tributária na Câmara Alta, quer taxação elevada sobre combustíveis para reduzir o impacto ambiental. Base de cálculo em discussão na Tributária pode aumentar arrecadação e Haddad pede o máximo empenho do Congresso para aprovar a reforma ainda este ano.
Uber
Só no Brasil é possível Uber agir como um videogame premiando ou punindo prestadores de serviços e com esse argumento a segunda turma do TST reconheceu a vinculação trabalhista. Isso não é pacífico. Rolo na certa.
Primeira vez
Finalmente aconteceu: pela primeira vez a balança do agronegócio com a Argentina é favorável ao Brasil. Por sinal se o direitista vencer a eleição vai reduzir negócios com o Brasil.
Escândalo
Sumiram 21 metralhadoras do Arsenal de guerra em Barueri e agora o Exército anuncia que identificou os militares suspeitos de furtar as armas.
Térmicas
Térmicas a carvão ainda pesam nas emissões de energia no país. As do sul do Brasil são mais poluidoras.
Cientistas
Quadruplicou o número de cientistas entre melhores do mundo no Brasil. Há 1.294 pesquisadores cotados de acordo com o impacto tecnológico, 244 da USP figuram no ranking.