Virei especialista em mousse e palha italiana de limão siciliano. Falta de modéstia? Nada disso. Explico: depois de aprender a preparar um limoncello com a convidada do Multi Chef, a amiga Tatiana Galindo, resolvi, junto com uma comadre e sócia, produzir o licor delicioso para vender: Lupocello Perfetto (guarde este nome!). Ainda estamos na fase de testes! Afinal, já escrevi por aqui, este é meu licor preferido. Acontece que, se você assistir à receita no canal do Youtube da Multi TV, vai perceber que usamos as cascas de nove limões sicilianos. E o que fazemos com o resto?

É aí que entram o mousse e a palha italiana. Bom, com os limões que “sobram”, dá para temperar uma salada, fazer uma limonada suíça. E mesmo assim ainda tem limão para usar! Daí, resolvi que vou sempre preparar um mousse e uma palha italiana. Sobremesas simples e super fáceis de se fazer! Como são muitos limões, então, eu costumo usar duas receitas numa só. E ainda quero aprender outros itens, como um sorvete de limão siciliano. Para este, todavia, preciso comprar uma batedeira, que não temos em casa, acredita?

Vamos às receitas. Para o mousse, é preciso uma caixinha de creme de leite sem soro (se for com, o doce ficará mais “aguado”, mais “molenga”), duas latas de leite condensado (por favor, use o integral. Esses semidesnatados que invadiram os supermercados também deixam o mousse mais mole) e suco de dois limões sicilianos e meio (se quiser mais ou menos azedinho, é só aumentar ou diminuir a quantidade do suco). Jogue o creme de leite e o leite condensado no liquidificador e bata tudo junto. Enquanto bate, acrescente o suco do limão. Depois, coloque numa travessa e, se quiser incrementar, pode usar raspas das cascas dos limões, de chocolate branco ou chocolate preto.

Limão siciliano: um toque imprescindível em muitas receitas
Limão siciliano: um toque imprescindível em muitas receitas | Foto: Pixabay

Já para preparar a palha italiana, é preciso uma colher de manteiga, duas latas de leite condensado e suco de dois limões sicilianos. Faça um brigadeiro de limão. O tempo de preparo pode ser maior, já que, com a adição do suco, é preciso esperar um pouco mais para o líquido evaporar. Jogue o brigadeiro pronto num refratário com pedaços e farelos de bolacha maisena, acrescente raspas do limão ou do chocolate que quiser e leve à geladeira. Tem gente que põe açúcar refinado. Depois que ele ficar durinho, você pode cortar em quadradinhos. Ou, então, servir assim mesmo.

Viu como são receitas simples? Cada uma levou um parágrafo pra te ensinar. Tenho certeza que são coringas na hora de receber amigos ou familiares. Além disso, são deliciosas! Bom apetite!