A UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Casoni, na área central de Londrina, passou a ser exclusiva para atendimento de síndromes respiratórias na tarde desta quinta-feira (6). Apesar do anúncio da prefeitura de que o atendimento começaria apenas às 13h, muitas pessoas foram para o posto logo cedo em busca de consulta. Por volta das 9h, por exemplo, mais de dez pessoas formavam a fila e durante a tarde o local ficou repleto de pessoas. Alguns pacientes chegaram a levar cadeira de praia para aguardar, enquanto que outros resolveram sentar na calçada ou dentro dos carros.

Procura foi intensa antes mesmo do posto abrir
Procura foi intensa antes mesmo do posto abrir | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Moradora do Jardim Interlagos, na zona leste, Claudia Lopes foi uma das primeiras a chegar. Ela foi até a unidade às 8h30 e iria ficar até abrir. “Achei que o atendimento ia iniciar logo cedo. Vou aguardar porque não compensa ir para casa e depois voltar de novo”, comentou a aposentada, que começou a ter tosse e dor de garganta na semana passada. “Fui na UBS do Marabá, a médica me receitou remédio, tomei e não melhorei. Por isso vim até o posto de novo”, contou.

A autônoma Andréa Cardoso, 40, foi acompanhando a filha Ingrid, 20, que estava com dores de cabeça e tosse. "Minha filha foi a quinta pessoa a chegar. Estamos aqui desde as 8 horas da manhã e lotou de gente e só depois foram avisar que iriam atender só 80 pessoas. Muita gente desistiu e outras foram redirecionadas para a UPA do Sabará." A reportagem falou com ela por volta das 15h30 e a filha ainda não tinha sido examinada por um médico.

No primeiro dia da UBS Vila Casoni como exclusiva para síndromes respiratórias houve a limitação para o atendimento de 80 pacientes.
No primeiro dia da UBS Vila Casoni como exclusiva para síndromes respiratórias houve a limitação para o atendimento de 80 pacientes. | Foto: Vítor Ogawa/Grupo Folha

A comerciante Nilza Nunes de Santana, 53, vacinada com três doses, estava com sintomas gripais há 15 dias e tentava obter informações de atendimento desde então, mas sem sucesso. Ela foi uma das pessoas que buscaram atendimento na UBS da Vila Casoni para tentar avaliar a sua situação.

MUDANÇA

A unidade da Vila Casoni vinha vacinando contra a Covid-19 até quarta-feira (5), último dia com agendamentos. Na manhã desta quinta os servidores reorganizaram o local, que recebeu o reforço de, pelo menos, dois cilindros de oxigênio. A mudança no atendimento da UBS é uma forma de “desafogar” a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Sabará, na zona oeste, até então única referência para síndromes respiratórias na cidade, e que vem enfrentando superlotação desde o último fim de semana.

A modificação também acontece em meio à confirmação dos primeiros casos da Influenza H3N2, que já tem transmissão comunitária, e o crescimento das positivações de pessoas com coronavírus. “A UPA está muito cheia, gente reclamando que está esperando mais de quatro, cinco horas para ser atendido. Prefiro esperar na fila por um tempo e ter a certeza que serei atendido logo”, relatou um homem que também aguardava na Vila Casoni pela manhã e que preferiu não ter o nome divulgado.

LEIA TAMBÉM:

- UBS Guanabara será referência para síndromes respiratórias

- Londrina registra 279 novos casos de Covid-19

A UBS vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A expectativa é de que neste sábado o lugar também abra. Os principais sintomas da H3N2 são febre alta e tosse, dores de garganta, cabeça, corpo e articulações.

UPA SABARÁ

Na UPA Sabará o movimento continuava intenso. A professora Neide Biodere, 58, foi à unidade acompanhando a filha, a designer Luiza Biodere, 25, que estava com sintomas gripais. "Quando a pessoa chega enfrenta uma fila, passa por uma primeira triagem, depois tem um acolhimento e tem que aguardar ser chamado. Não tem uma ordem por senha." Ela chegou 12h30 e até 15h50 ela não tinha sido examinada por um médico. A tenda de atendimento foi reativada nesta quinta.

LEIA TAMBÉM: Atendimentos da Farmácia Municipal de Londrina serão por agendamento

VACINAÇÃO

Enquanto altera a rede de assistência para dar conta da demanda, a Secretaria Municipal de Saúde tem reforçado que a vacina contra a gripe segue sendo aplicadas nos postos. Pode se imunizar pelo SUS (Sistema Único de Saúde) a população acima de seis meses de idade. Para receber a dose é necessário agendar ligando na unidade básica mais próxima.

No último levantamento do município, de dezembro, 222.375 pessoas haviam se vacinado, o que representa 70% do público-alvo. A maioria das doses foi aplicada na população em geral (88.689), seguida dos idosos (66.791) e crianças (29.294).(Colaborou Vitor Ogawa)

Atualizada às 16h14

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.