Princesa do Japão visita Londrina e Rolândia nesta segunda-feira
Visita ao Museu Histórico e plantio de árvore fazem parte da agenda da princesa Kako; confira outras passagens da família imperial pela região
PUBLICAÇÃO
domingo, 08 de junho de 2025
Visita ao Museu Histórico e plantio de árvore fazem parte da agenda da princesa Kako; confira outras passagens da família imperial pela região
Reportagem local

Londrina e Rolândia, na região metropolitana, recebem, nesta segunda-feira (9), a visita oficial da princesa Kako de Akishino, integrante da família imperial japonesa, em celebração aos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão.
Acompanhe a cobertura:
= Princesa do Japão admira terra roxa do Norte do Paraná
= Princesa Kako participa de cerimônias em Londrina
Pela manhã, a princesa Kako visita o Museu Histórico da Imigração Japonesa, em Rolândia. O espaço é voltado à preservação da história e cultura da comunidade nipo-brasileira da região e já recebeu visita de outros membros da família real japonesa.
Na sequência, ela será recebida pelo governador Ratinho Junior, que entregará uma homenagem do Governo do Estado para a princesa, na Aliança Cultural Brasil-Japão, em Londrina. Haverá o plantio simbólico de uma árvore no Jardim Japonês, seguido de um almoço com autoridades e comunidade nikkei e visita à Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel).
PEQUENA TÓQUIO
A influência na segunda maior cidade do Estado é grande. A Rua Sergipe, no Centro de Londrina, já foi chamada de 'Pequena Tóquio', justamente pelos comerciantes orientais a partir da década de 1930.
TOMI NAKAGAWA
A Praça Tomi Nakagawa, localizada na avenida Leste-Oeste, região central, é outro exemplo da influência do país asiático na cultura londrinense. A praça foi construída para homenagear os 100 anos da imigração japonesa no Brasil e inaugurada em 2008, com a presença do então príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, hoje imperador do país, como mostra reportagem da FOLHA na época.
= Futuro imperador passou por Londrina
Tomi Nakagawa nasceu no dia 15 de outubro de 1906 e, menos de dois anos depois, era uma das passageiras do navio Kasato Maru, que deixou Kobe, no Japão, e atracou no Porto de Santos no dia 18 de junho de 1908 trazendo 781 japoneses que vieram trabalhar no Brasil. Ela era a última sobrevivente daquela viagem que marcou o início da imigração japonesa e morou em Londrina.
= A última passageira do Kasato Maru
PRAÇA NISHINOMIYA
Já praça Nishinomiya, ao lado do Aeroporto, na zona leste, é um símbolo da coirmandade entre a cidade japonesa e Londrina. Foi inaugurada em 2 de fevereiro de 1988.
= Praça foi erguida com recursos do Japão
LONDRINA É CO-IRMÃ DE DUAS CIDADES JAPONESAS
Os laços entre o Paraná e o Japão são refletidos na quantidade de cidades-irmãs entre o estado e o país asitático. Londrina tem como cidades irmãs Nishinomiya-shi (Hyogo) e Nago-shi (Okinawa).
= A irmã de Londrina do outro lado do mundo
= Londrina e Nago assinam acordo e tornam-se coirmãs
Assis Chateaubriand, no Oeste, possui irmandade com Shibata-machi, na província de Miyagi. Curitiba é irmã de Himeji-shi (Hyogo); Maringá de Kakogawa-shi (Hyogo), Paranaguá, no Litoral, de Awaji-shi (Hyogo), além da irmandade entre o Paraná e a província de Hyogo.
COMUNIDADE NIPÔNICA NO PARANÁ
O Brasil conta com a maior comunidade nipônica fora do Japão, com 2,7 milhões de japoneses e descendentes vivendo no País. No Paraná, as primeiras colônias começaram a se estabelecer em Curitiba a partir de 1912 e no Norte e Noroeste do Estado a partir de 1914. O Estado possui a segunda maior colônia de descendentes de japoneses do Brasil, estimada em cerca de 276 mil pessoas, atrás apenas de São Paulo, com 1,3 milhão de nikkeis, segundo a Embaixada do Japão no Brasil.
OUTRAS VISITAS DA FAMÍLIA
A princesa Kako passa por Maringá neste domingo e no dia 14 irá para Foz do Iguaçu (Oeste).
A princesa Kako de Akishino nasceu em Tóquio em 29 de dezembro de 1994. É a segunda filha do príncipe Fumihito de Akishino e da princesa Kiko e sobrinha do atual imperador Naruhito do Japão. Ela tem uma irmã mais velha, Mako, e um irmão mais novo, o príncipe Hisahito.
O príncipe Fumihito e a princesa Kiko também já visitaram Londrina e região.
= Príncipe Akishino retorna a Londrina
A irmã da princesa Kako, Mako, visitou Londrina em 2018.
= Visita da princesa Mako celebra 110 anos da imigração japonesa
(Com Agência Estadual de Notícias)

