A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é considerada um importante patrimônio do Paraná pelo superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona. Ex-presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), uma das mais importantes entidades do ensino superior brasileiro e da América Latina, ele destaca a relevância da instituição londrinense no processo de desenvolvimento de toda a Região Norte do Estado.

“Todo o processo de desenvolvimento do Paraná está ancorado na existência das instituições do ensino superior bem distribuídas regionalmente", destaca Bona
“Todo o processo de desenvolvimento do Paraná está ancorado na existência das instituições do ensino superior bem distribuídas regionalmente", destaca Bona | Foto: Gustavo Dornelles/Seti

“Todo o processo de desenvolvimento do Paraná está ancorado na existência das instituições do ensino superior bem distribuídas regionalmente. No caso específico da Região Norte, a UEL tem uma relevante contribuição na formação de pessoal qualificado. Grandes talentos que se formaram e permaneceram na região teriam se evadido se não existisse a universidade e não estariam hoje gerando riqueza e desenvolvimento para toda a região, pois teriam buscado oportunidade de formação fora daí”, afirma ao ressaltar a importância da existência do polo formador iniciado em Londrina a partir da criação da UEL. "Protagonizado pela UEL, mas depois coadjuvado com outras instituições de ensino superior - tanto públicas quanto privadas -, esse polo torna região de Londrina um atrativo para novos negócios e para a instalação de indústrias.

Além do conhecimento acadêmico desenvolvido na UEL, Bona aponta a relevância dos serviços também prestados pela instituição à comunidade externa. “Através das suas diversas atividades da extensão universitária, a UEL oferece à população estruturas da área da saúde, tanto no Hospital Universitário quanto no Hospital de Clínicas. Há ainda escritórios de apoio jurídico e de desenvolvimento na área de administração”, cita.

O superintendente da Seti destaca algumas singularidades que contribuem para o reconhecimento da qualidade dos serviços prestados pela instituição. "Hoje a UEL é uma das universidades mais defendidas pela população. Isso se deve ao seu destaque nacional e internacional como produtora de conhecimento. Só para para citar um exemplo recente, neste período de pandemia a UEL é considerada a terceira instituição no país com maior produção de estudos em pesquisas sobre o coronavírus. São características muito importantes”.

Entre os desafios a serem enfrentados pela UEL nos próximos anos, Bona cita a renovação do elevado nível de servidores. “É uma instituição cinquentenária e uma das nossas universidades que vive o processo mais acelerado de aposentadoria no seu quadro de pessoal. Então o desafio é passar por este processo sem perder quantidade e qualidade para manter o seu nível", ressalta ao dizer o que espera da instituição no futuro.

“Vejo a UEL com um protagonismo e um vanguardismo neste processo de ressignificação e remodelação de ensino superior no país. Esperamos que a universidade possa se reinventar em face aos novos desafios trazidos não só pela pandemia, mas pelas mudanças constantes e aceleradas no mercado de trabalho. Que a UEL se torne cada vez mais empreendedora e que continue contribuindo para a formação de pessoas com autonomia e capacidade de gerar riquezas”, conclui o superintendente da Seti ao parabenizar a UEL por seus 50 anos de existência.

LEIA AS REPORTAGENS ESPECIAIS EM COMEMORAÇÃO AOS 50 ANOS DA UEL

+ A influência da UEL nas vocações de Londrina

+ Ciências agrárias da UEL nortearam a produção rural

+ Com a `extensão´, a universidade alcança as comunidades

+ Associação de ex-alunos sai em defesa da universidade pública

+ Para além dos muros da universidade

+ Egressos lembram histórias da universidade que os acolheu

CONFIRA TAMBÉM ENCARTE ESPECIAL DO JORNAL NOTÍCIA

+ Especial 50 anos de UEL

***

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.