Aqui a galera está pirando. Estão estocando comida e já não achamos várias coisas no mercado. Estão num dilema se fecham as escolas e outros ambientes públicos.

Imagem ilustrativa da imagem INGLATERRA - "Fui ao mercado e o clima estava tranquilo, as pessoas de bom humor fazendo piadas sobre a falta de papel higiênico"
| Foto: Arquivo Pessoal

Março ainda é um mês frio aqui, então ,estão com medo. Também está faltando até papel higiênico. O Rob (meu marido) foi no mercado sábado e já não tinha para comprar.

Está faltando sabonete em barra, álcool em gel, paracetamol e macarrão. Estamos esperando para ver se as escolas fecharão ou não. Ontem, o Boris (Johnson) anunciou que por enquanto só os eventos com grandes aglomerações serão cancelados. A Irlanda já fechou as escolas, então, acho que fecharemos também.

Sempre que possível, está rolando home office (trabalho em casa). Quinta-feira (12) fui ao mercado e o clima estava tranquilo, as pessoas de bom humor fazendo piadas sobre a falta de papel higiênico. Lembrando que eu moro no interior da Inglaterra, em Bristol. Amigos em Londres dizem que a coisa está mais tensa.

A recomendação é se você tiver febre ou tosse para não sair de casa por sete dias. Na prática, não acho que esteja rolando já que estamos no inverno e todo mundo está gripado. A recomendação do NHS é a de que se sentir os sintomas, ligar no telefone 111 que geralmente faz uma triagem dos casos.

O marido de uma amiga é paramédico e parece que as recomendações internas têm mudado diariamente. Eu quero acreditar que eles têm um plano em curso, mas sinceramente acho que o NHS pode entrar em colapso por conta do Brexit. São muitas pessoas vulneráveis - velhinhos - e poucos profissionais. Mas, assim, tudo achismo.

Priscila Valdes Ibanez, paulistana graduada em Jornalismo pela UEL, antropóloga pela Universidade de Londres que reside em Bristol (Inglaterra)

LEIA MAIS HISTÓRIAS:

BAHREIN - "Todos os eventos públicos foram cancelados"
ITÁLIA - "Estamos segregados dentro de casa."
SUIÇA - "Voo do Brasil à Suíça estava com muitos assentos sobrando"
PORTUGAL - "Aqui, já vejo um movimento bem menor no transporte coletivo e menos pessoas nas ruas"
ÍNDIA -"Os aeroportos estão fechados, ninguém mais entra na Índia"
ARGENTINA - "Como é tudo muito recente, o pessoal ainda não sabe como agir"
FRANÇA - "Com o estágio 3 da pandemia, as cirurgias que não são urgentes serão deixadas para mais tarde"