Ainda vivendo um período de luto por conta da morte de seu presidente Tadeu Felismino na última quinta-feira (13), o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippul) terá pela frente um segundo semestre “bastante intenso”. A projeção é de Gilmar Domingues Pereira, que agora responde de forma interina pelo comando do órgão da prefeitura.

"Estaremos a todo vapor trabalhando nessas leis. É um momento bastante relevante para Londrina. Essa revisão tem esse fundamento básico de fazer essas correções, porque Londrina precisa crescer”, comentou o até então diretor de Trânsito e Sistema Viário do instituto sobre o envio dos textos complementares do Plano Diretor para serem debatidos e votados pelos vereadores.

Servidor de carreira do município, Pereira já foi escalado por todos os prefeitos dos últimos anos para assumir funções de primeiro escalão. Durante a administração de Marcelo Belinati (PP), ele chefiou a Secretaria do Ambiente entre maio de 2018 e janeiro de 2019. Também comandou a Sema ao longo de 2012, quando Londrina teve três mandatários na prefeitura (Barbosa Neto, Joaquim Ribeiro e Gerson Araújo). E foi diretor de Operações da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) no mandato de Alexandre Kireeff.

Em respeito à memória do Tadeu, que a gente comece a buscar a normalidade das coisas e o prefeito possa ter a tranquilidade para tomar a decisão [de escolher o novo presidente]. Compete a mim essa missão de trazer uma serenidade para o instituto num momento tão importante quanto esse”, declarou Pereira, que é formado em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.

RECUSAS DE ALVARÁS

Ele mostrou estar alinhado a uma das principais metas externadas por membros da gestão Belinati em relação ao Plano Diretor: reduzir as recusas para instalação de empreendimentos por conta das normas urbanísticas hoje em vigor. Segundo o Ippul, há um índice de 47% de óbice no total de consultas prévias emitidas pela Secretaria de Fazenda entre 2017 e meados de 2021

“Observamos um número gigantesco de óbices para os alvarás de funcionamento de algumas atividades com baixo potencial de incomodidade e outros índices que a própria legislação pode sanar. Caso a atividade gere ruído, não podemos simplesmente impedir que aquela atividade funcione sem que lancemos mão dos outros instrumentos, como um projeto que garanta o conforto acústico”, defendeu o interino.

MOBILIDADE URBANA

Duas matérias do Plano Diretor tramitam na Câmara Municipal de Londrina (CML): Perímetro Urbano e Sistema Viário. Esta última passou por contestações quando analisada pelo Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial (CMPGT), que pediu maior detalhamento de medidas para incentivar modais como o transporte por ônibus e bicicleta.

Para Pereira, os apontamentos do CMPGT são “bastante válidos” e trazem um “alerta sério”. “Vamos buscar muito o apoio dos dados que foram levantados pelo Plano de Mobilidade, que traz informações extremamente relevantes para que possamos buscar soluções que, pelo menos a médio prazo, comecem a fomentar o desenvolvimento mais sustentável para o nosso transporte público”, assegurou.

PERSPECTIVA DE VOTAÇÃO

Vence na quarta-feira (19) o prazo para a prefeitura mandar à CML as propostas de Uso e Ocupação do Solo e Parcelamento do Solo. Pereira estimou que as minutas serão protocoladas um dia antes, nesta terça-feira (18).

Em entrevista na última quinta-feira, o presidente do Legislativo, Emanoel Gomes (Republicanos), estimou que a votação completa dos oito projetos será ao fim de 2024. “Só vamos conseguir entregar esse ‘pacote’ final do ano que vem. Se falar que vai fazer isso antes, nós vamos nos enganar [...] A gente está tentando trazer celeridade, pedindo ao Executivo que mande o quanto antes aquilo que eles podem mandar. A gente tem na Casa vereadores que estão debruçados sobre isso.”

Enquanto isso, um dos "debruçados" no tema, o líder do Executivo, Eduardo Tominaga (PSD), disse à FOLHA na edição desta segunda-feira (17) que vai trabalhar para que ao menos os PLs do Sistema Viário e do Perímetro Urbano sejam votados em 2023.