Morreu nesta quinta-feira (13), aos 68 anos, em Londrina, o jornalista e pesquisador José Antônio Tadeu Felismino. Atual presidente do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), ele estava em tratamento contra um câncer.

Natural de Londrina, Felismino era graduado e mestre em Comunicação Social pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Com passagens por veículos como a Folha de Londrina, a revista Veja e o Jornal do Brasil, também foi professor de Comunicação da universidade, além de pró-reitor de Extensão.

Durante a ditadura militar, o jornalista participou ativamente de movimentos estudantis em protesto contra o regime, estando presente em todas as edições do Poeira, entre 1974 e 1978, e ocupando diversos cargos de representação estudantil, inclusive como presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UEL.

LEIA MAIS:

- Amigos e autoridades lamentam morte de Tadeu Felismino

Atuante da vida pública desde a graduação, o jornalista foi vereador de Londrina (1983 - 1992) e ocupou o cargo de presidente da CML (Câmara Municipal de Londrina) entre 1989 e 1990. Além disso, trabalhou como chefe de gabinete da Prefeitura no primeiro mandato de Marcelo Belinati.

Em janeiro de 2021, Felismino assumiu a presidência do Ippul e estava à frente dos projetos de atualização do Plano Diretor Participativo.

Felismino conduziu, de 2015 até 2018, a diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) e foi um dos fundadores e gestores da Adetec (Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina e Região).

Além da Adetec, Felismino participou na criação de iniciativas e projetos como a Incubadora Industrial de Londrina, Fórum de Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável de Londrina (Desenvolve Londrina), Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Londrina e Região, e do Parque Tecnológico de Londrina.

O jornalista deixa a esposa, um filho e uma filha. O velório acontece nesta sexta-feira (14) no Parque das Allamandas, das 9h às 16h, seguido da cerimônia de cremação. (Com N.Com)