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PLEITO ANTIGO 5m de leitura

Londrina cobra Contorno Leste no lote 3 do pedágio

Políticos do Norte do PR querem que Ratinho Junior leve reivindicação ao governo Lula antes de edital da concessão ser fechado

ATUALIZAÇÃO
25 de abril de 2023

Lucas Marcondes
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Londrina cobra Contorno Leste no lote 3 do pedágio

Órgãos como o governo do Paraná e a Assembleia Legislativa (AL) passaram a ser acionados por representantes políticos de Londrina para ajudar a tirar o Contorno Leste do papel. O objetivo é fazer chegar ao governo federal uma mensagem conjunta da cidade e região para que a obra seja obrigação da concessionária que dentro do próximo modelo de pedágio do estado assumirá o lote 3 do projeto.

“Se a gente não resolver isso agora, vai ficar reivindicando durante 30 anos. Existe o mecanismo, precisa é de decisão política com o governo federal, ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] para resolver essa questão”, pediu o deputado estadual Tercilio Turini (PSD), em visita recente à FOLHA.

Além de Turini, os outros três parlamentares de Londrina com cadeira na AL — Cloara Pinheiro, Cobra Repórter e Tiago Amaral, todos do PSD e da base do correligionário Ratinho Junior — assinaram um ofício ao presidente da Casa, Ademar Traiano (PSD), para ele reforçar o coro com o governador e incorporar a pauta à agenda da Assembleia Legislativa. O documento tem o apoio de outros deputados estaduais com atuação no Norte do Paraná: Luiz Claudio Romanelli e Pedro Paulo Bazzana, igualmente do PSD.

Em âmbito municipal, Turini teve uma reunião na semana passada com o prefeito Marcelo Belinati (PP) para que o chefe do Executivo local auxilie com o tema. Antes disso, na ExpoLondrina 2023, o presidente da Câmara Municipal de Londrina (CML), Emanoel Gomes (Republicanos), havia apresentado a mesma reivindicação a Traiano. 

A expectativa para os próximos dias é que seja marcada uma agenda com Ratinho Junior. “Até assinar o termo de repasse [de rodovias estaduais para a União], não tem problema, mas, a partir do momento que tiver o edital pronto, você não consegue alterar mais”, alertou o parlamentar estadual.

Os dois primeiros lotes da concessão rodoviária estão previstos para serem leiloados para a iniciativa privada em agosto, com o retorno da cobrança de pedágio estimado para ocorrer entre setembro e outubro. As informações foram dadas na última semana pelo secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. Oficialmente, ainda não há prazo pré-estabelecido para que o lote 3 passe pelo mesmo processo.

Reunião sobre emenda

Em Brasília, uma emenda da bancada do Paraná prevista no orçamento da União de 2023  busca tornar realidade a execução de projetos preliminares à obra, como dito recentemente por Filipe Barros (PL) à FOLHA. Segundo a assessoria do deputado federal, em maio deve haver uma reunião com a equipe do ministro dos Transportes, Renan Filho, para deliberar o assunto.

Pleito de décadas

De acordo com Turini, o Contorno Leste chegou a integrar os estudos iniciais do governo federal quanto ao novo modelo de pedágio, ainda na administração de Jair Bolsonaro (PL), mas acabou retirado — não se sabe o motivo, conforme ele, que também observou que a empreitada é reivindicada há décadas. “Antes de se falar em Contorno Norte, o Wilson Moreira [prefeito de Londrina de 1983 a 1988] deixou encaminhado um pré-projeto do Contorno Leste, porque ele via a importância de um ramal rodoviário que tirasse grande parte do tráfego de dentro de Londrina.”

Para o deputado estadual, embora exista sinalização de que o Contorno Norte seja enfim construído pela próxima concessionária, a logística de Londrina e região ficaria incompleta sem o Contorno Leste — cujo traçado é de uma nova ligação entre a PR-445 (na altura do posto da Polícia Rodoviária Estadual, na saída para Curitiba) e a BR-369.

“Pagamos o Contorno Norte durante 24 anos e não levamos. A nova concessão é de 30. Vamos pagar pedágio 54 anos para ter o Contorno Norte”, criticou o parlamentar, lembrando da retirada da obra do contrato de pedágio encerrado em 2021 e marcado por compromissos pendentes e casos de corrupção.

“Londrina é a única cidade [de médio e grande porte do Norte do Paraná] que não tem contorno. Estamos reivindicando pouco. Pela contribuição que damos para o crescimento do estado, a gente poderia pedir muito mais do que está pedindo”, declarou Turini.

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