| |

Opinião 5m de leitura

EDITORIAL - Epidemia de violência contra a mulher

ATUALIZAÇÃO
19 de agosto de 2021

Folha de Londrina
AUTOR

O Brasil é um dos países que ocupam os primeiros lugares no ranking mundial de violência contra a mulher, incluindo o feminicídio, que é o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher, motivado por ódio,  desprezo ou pelo sentimento  de perda do "controle" sobre elas. 

 

Observa-se que o feminicídio, muitas vezes, decorre de violência contínua a qual a vítima era submetida. Nesta semana, em Londrina, um homem foi condenado a 33 anos e quatro meses de prisão por matar sua ex-companheira. 

O açougueiro Alan Borge foi julgado pela morte de  Sandra Mara Curti. Quatro qualificadores influenciaram a pena máxima. São elas: motivo torpe, meio cruel, recurso que dificultou a defesa da mulher e feminicídio. A pena foi aumentada, inclusive, pelo crime ter ocorrido na frente do filho de 12 anos do casal.

Sandra Mara Curti era servidora da Universidade Estadual de Londrina e morreu aos 43 anos após sofrer golpes por faca desferidos pelo agora condenado na casa onde moravam. 

Infelizmente, a história de Sandra não é incomum. Em 2019, a organização internacional Human Rights Watch afirmou, com base em um relatório de 2017, que o Brasil   enfrentava  uma epidemia de violência doméstica. Há quatro anos, o país registrou  4.539  assassinatos de mulheres, sendo que  pelo menos 1.133 foram vítimas de feminicídios.

Leia tambémVítima de tentativa de feminicídio, Néia morre aos 35 anos

Em meio ao isolamento social, devido à pandemia do coronavírus, a situação de violência contra a mulher piorou no Brasil. Em 2020, o país registrou 1.350 casos de feminicídio  - um a cada seis horas e meia, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O número é 0,7% maior comparado ao total de 2019. 

O combate a esse tipo de violência ganhou força em 2006, com a elaboração da Lei Maria da Penha. Mas ainda é um problema muito complexo porque envolve questões culturais que não influenciam apenas os indivíduos, mas  instituições da sociedade. A situação resulta da banalização da violência por parte da sociedade, das falhas dos serviços de atendimentos especializados e até da aceitação da vítima pela violência sofrida.

Não tem outra saída: diminuir a violência doméstica envolve acabar com a desigualdade entre homens e mulheres no campo cultural, econômico e político.

Obrigado por acompanhar a FOLHA!

Leia tambémA terceira dose da vacina contra a Covid

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS