| |

Opinião 5m de leitura

Cássia Eller teve 4 paradas cardíacas, diz cardiologista

ATUALIZAÇÃO
31 de dezembro de 1969

Agência Estado
AUTOR

Rio de Janeiro - O advogado da Casa de Saúde Santa Maria, nas Laranjeiras, em que Cássia Eller foi socorrida, Luís Marcelo Lubanco, contou que a cantora sofreu quatro paradas cardíacas, e não três como vinha sendo divulgado. A informação faz parte do depoimento à polícia do cardiologista Jorge Francisco Castro y Perez, prestado na semana passada.
O coração de Cássia Eller teria parado pela primeira vez às 13h30 do dia 29 de dezembro. Segundo Lubanco, os médicos levaram quase 10 minutos para reanimá-la. Novas paradas cardíacas foram registradas às 15h30 e às 17h30. Os médicos conseguiram revertê-las. Mas o coração da cantora voltou a parar às 19h05 e não foi possível reanimá-la.
O delegado Gláucio Souza Santos, que investiga a morte da cantora, disse que foi informado da quarta parada cardíaca, mas não considerou o dado ‘‘relevante’’. ‘‘Os cardiologistas explicaram que o coração desacelerou várias vezes. Tecnicamente é uma parada cardíaca, mesmo que os médicos não tenham esperado o processo de fibrilação se concretizar. O coração desacelera, eles massageiam, é difícil estabilizar as batidas. Isso caracteriza a parada cardíaca. Os médicos disseram que isso aconteceu quatro ou cinco vezes’’, afirmou Santos.
O clínico-geral Marcelo Heringer prestou depoimento ontem. Ele contou que, a pedido das percursionistas Elaine Moreira, a Lan Lan, e Thamyma Brasil, reconduziu Cássia Eller à casa de saúde. ‘‘Ela saiu da clínica perturbada. Heringer contou que a encontrou em agitação mental, sentada junto ao meio-fio, chorando muito e puxando os cabelos. Ela já não falava’’, relatou o advogado Lubanco.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS