| |

Norte Pioneiro 5m de leitura

3º CineUrge bate recorde de inscrições

ATUALIZAÇÃO
17 de agosto de 2016

Marilayde Costa<br>Reportagem Local
AUTOR

Entre as atrações, programação prevê oficina de direção cinematográfica; este ano, com o premiado cineasta londrinense Rodrigo Grota



Cornélio Procópio - Com 565 filmes inscritos de 20 estados, comissão organizadora da terceira edição da Mostra Competitiva de Curtas do CineUrge - Festival de Cinema de Cornélio Procópio - comemora o número recorde de inscrições. Volume é 162% superior ao registrado no ano passado, que contou com 215 inscritos, e 465% maior que a primeira edição, quando recebeu cem filmes. O prazo de inscrição terminou na última sexta-feira.
O Estado com o maior inscritos é São Paulo, com 144 curtas, seguido pelo Rio de Janeiro, que disputa com 114 trabalhos cinematográficos. Em terceiro está o Paraná, que participa da seleção com 38 filmes. Pernambuco e Rio Grande do Sul completam o top 5 das inscrições, com 37 e 36, respectivamente.
Ao todo, 24 filmes serão selecionados para compor a mostra, sendo seis de cada categoria (animação, documentário, experimental e ficção). Estão competindo curtas-metragens de até 30 minutos, concluídos a partir do ano 2013.
Além de premiar o melhor filme de cada categoria, o CineUrge também prevê um prêmio de júri popular. A comissão curatorial é formada pelo diretor do evento, Edson Godinho; professor e membro do CineClube da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Dirceu Casagrande Júnior; cineasta londrinense Anderson Craveiro; jornalista Carol Santos e o cineasta paulista e mestrando em Antropologia Visual em Berlim, Paulo Menezes.
A organização comemora o resultado, visto que o número conquistado de inscritos já quase se iguala com o de tradicionais festivais brasileiros de cinema, como o Festival de Brasília, que tem 48 anos, e que no ano passado recebeu 588 filmes.
"O CineUrge, embora ainda pequeno e realizado de forma independente, já carrega consigo uma grande responsabilidade, que é a de levar a efervescência da cultura de cinema para uma cidade pacata de médio porte do interior do Norte do Paraná como Cornélio Procópio", avalia Godinho.

FINANCIAMENTO COLETIVO
Sem apoio do poder público, a comissão organizadora planeja lançar, na próxima semana, uma campanha de financiamento coletivo.
O festival deste ano será realizado entre 9 e 13 de novembro. Além da exibição dos filmes da mostra competitiva, a programação do festival também prevê atividades paralelas, como uma oficina de direção cinematográfica com o premiado cineasta londrinense Rodrigo Grota, mostra de filmes locais, shows e debates com realizadores da área audiovisual.
Todas as atividades do evento serão gratuitas. O resultado da seleção dos filmes será divulgado no dia 21 de outubro, por meio do site oficial do evento (https://cineurge.com/).

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS