A terça-feira (12) deverá ser mais um dia importante para a história da UEL (Universidade Estadual de Londrina), com a escolha de seus novos reitores para os próximos quatro anos. Mais de 21 mil pessoas da comunidade universitária poderão votar. São 1.615 docentes, 2.543 técnicos-administrativos e 17.336 estudantes de graduação e pós-graduação, que estavam matriculados até 31 de março.

Pela primeira vez a eleição acontecerá no formato eletrônico. Das 8h às 22h os votos serão computados por meio do sistema SAELE (Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas). Na capa do site da universidade (www.uel.br) foi disponibilizado um banner que leva à plataforma. O acesso será pela senha pessoal.

Imagem ilustrativa da imagem Comunidade da UEL escolhe nova reitoria nesta terça-feira (12)
| Foto: Gustavo Pereira Padial

Quatro chapas concorrem no pleito: “UEL de volta para casa”, Gabriel Giannattasio e Marcelo Canteri; “UEL: Mudar é preciso, mudar é possível”, Frederico Garcia Fernandes e Patrícia Mendes Pereira; “Mais UEL”, Marta Regina Favaro e Airton Petris; e “UEL Vivacidade”, Nilson Magagnin Filho e Laura Brandini.

LEIA TAMBÉM:

- Chapa `UEL de volta para casa´ diz defender a diversidade de ideias

- Chapa 2 defende recomposição de quadro de servidores da UEL

- `Mais UEL´ busca representação e legitimidade fortalecidas

- `UEL Vivacidade´: articulação política para amenizar danos da LGU

Os votos têm pesos diferentes. Um voto de estudante vale um ponto, do técnico-administrativo 6,82 e de professor 10,73. No entanto, o que define o vencedor é outro fator. “Cada categoria vale 33,33 pontos de um total de 100. É levado em conta o percentual que a chapa teve dentro da categoria. Quem somar o maior percentual vence”, detalhou o professor Aron Lopes Petrucci, que faz parte da Comissão Eleitoral.

Se o índice de uma determinada chapa for inferior ou igual a soma das outras chapas concorrentes, as duas mais votadas disputarão o segundo turno, previsto para 27 de abril. Já se uma chapa tiver percentual superior as demais será declarada vitoriosa. As últimas três eleições, pelo menos, foram definidas em primeiro turno.

REFERENDAR

A decisão final para nomeação da nova reitoria fica a cargo do governador Ratinho Junior, que irá receber uma lista tríplice com outros dois nomes encaminhados pelo Conselho Universitário. “Historicamente nunca houve na UEL um embate em que o governador não tenha sancionado o eleito”, destacou. O novo reitor ou reitora e o vice assumem os lugares dos professores Sérgio Carvalho e Décio Sabbatini Barbosa, respectivamente, no dia 10 de junho de 2022 e ficarão na função até nove de junho de 2026.

TESTE

Na semana passada foi feita uma eleição simulada para avaliar o sistema digital. Segundo a Comissão Eleitoral, alguns problemas identificados já foram resolvidos. A preocupação foi outra. “Tivemos uma baixa adesão de estudantes. O que a comissão deseja é que a eleição seja sempre a mais representativa possível. Esperamos que isso (baixa adesão) tenha sido por conta de ser um teste fictício”, avaliou. A eleição de 2018 teve abstenção de 47%.

Comissão organizadora espera que eleição tenha forte participação da comunidade e seja a mais representativa possível
Comissão organizadora espera que eleição tenha forte participação da comunidade e seja a mais representativa possível | Foto: Geraldo Bubniak/AEN

DIVULGAÇÃO

O resultado deve ser divulgado cerca de 15 minutos depois do fechamento dos votos, diferentemente de pleitos passados, em que a eleição era em papel e com urna, com a contagem durando horas, até a madrugada. “A pessoa poderá votar de qualquer lugar, com celular, por exemplo, e não necessariamente terá que usar um computador que esteja dentro do campus”, frisou Petrucci.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.