O termo quarentena já se tornou frequente na boca de muitas pessoas. O coronavírus já chegou ao Brasil e está assustando grande parte da população. Portanto, se você está sujeito ao período de quarentena e não quer pedir comida por aplicativos por 14 dias no café da manhã, almoço e janta, a nutricionista Danielle Barioni dá dicas sobre quais alimentos comprar para ficar em casa, além de como melhorar sua imunidade e outros detalhes sobre como se cuidar diante do coronavírus.

.
. | Foto: iStock

De acordo com a nutricionista, é importante que as pessoas sigam as orientações do governo, da OMS (Organização Mundial da Saúde) e dos conselhos de saúde, afinal, a situação é delicada. “Eu como nutricionista, não fui impedida de atender meus clientes, de acordo com o decreto de Londrina e do Conselho Federal de Nutrição. Pude manter meus atendimentos tomando os devidos cuidados de higiene. Mas também atendo aqueles que preferem ficar em casa, via internet, como medida de precaução e para que o paciente não perca a consulta”, conta a nutricionista.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe a disseminação do novo coronavírus no Paraná

Londrina se recolhe para evitar disseminação de vírus

icon-aspas "A dica é levar para casa alimentos da natureza, perecíveis, que nos protegem com relação a vírus e bactérias, aumentando nossas chances de combater qualquer coisa que venha a entrar no corpo humano"
Danielle Barioni, nutricionista -

“Acredito que haja uma falta de conhecimento da população e de certa forma, uma falta de bom senso também. Se você carrega uma infinidade de alimentos para sua casa, você gera uma falta nas prateleiras. A pessoa que tem dinheiro para comprar um monte de coisas deve pensar em quem não tem condições e chega no mercado não conseguindo comprar nada pela falta. Além de que, a falta faz com que os preços aumentem, é a lei da demanda, e acaba prejudicando todos sem exceção”, opina.

Segundo Barioni, a dica é levar para casa alimentos da natureza, perecíveis, que nos protegem com relação a vírus e bactérias, aumentando nossas chances de combater qualquer coisa que venha a entrar no corpo humano. Sendo o importante, a nossa imunidade inata, aquela inerente ao intestino. “Tenho indicado que as pessoas se alimentem de pelo menos cinco cores de alimentos diferentes da natureza, segundo o Conselho de Nutrição a variedade é uma das coisas mais importantes. Para a imunidade é bom manter uma alimentação balanceada e equilibrada, e este equilíbrio nutricional junto com compostos bioativos de um alimento como própolis, vitamina C, omega 3, entre outros, é o que vai dizer sobre nossa imunidade. Lembrando que, mesmo que a gente se cuide isso não impede que peguemos o vírus, mas pode diminuir os riscos de ele ser agressivo ou até letal para nosso corpo”, informa Danielle.

FREEZER E ESTOQUE

Para a nutricionista, estocar alimentos é uma coisa complicada porque muitos acabam estocando alimentos não perecíveis, que é o que anda em falta nos mercados. “Os alimentos não perecíveis são alimentos de extremo prejuízo para a saúde, como miojo, farinha branca e macarrão. São altamente inflamatórios, que causam impermeabilidade no intestino e deixam a nossa imunidade muito baixa, deixando entrar qualquer coisa no nosso sistema circulatório”, explica Barioni.

Barioni indica estocar alimentos naturais, como frutas, legumes, verduras. “Você tem a opção de cozinhar, assar ou refogar, e colocar em potinhos para congelar. Com relação as frutas, você pode comprar umas mais maduras e outras mais verdes, pensando no quesito durabilidade. Também pode congelar algumas e usar para fazer suco natural para a família toda.

LEIA MAIS:

UFPR suspende aulas até 2 de maio

Assalto e confusão na região central