UFPR suspende aulas até 2 de maio
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 23 de março de 2020
Viviani Costa - Grupo Folha 
O calendário acadêmico da UFPR (Universidade Federal do Paraná) está suspenso até o dia 2 de maio. A medida, já em vigor desde o dia 16 de março, seria encerrada na próxima segunda-feira (30).
No entanto, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca anunciou a prorrogação do prazo final em razão das recomendações das autoridades de saúde sobre o isolamento necessário para evitar a propagação do coronavírus.
"Esse é um horizonte que, do ponto de vista epidemiológico, as coisas não vão mudar. É um período em que o isolamento social se faz mais necessário do que nunca, mas é um período também, me parece, que cada um tem que se adaptar a essas circunstâncias novas. É um momento de acolhida, de solidariedade consigo mesmo, com seus vizinhos e com a sua comunidade”, afirmou em vídeo publicado na noite de domingo.
A eventual retomada do calendário letivo com atividades remotas e exercícios domiciliares ainda precisa ser debatida. O uso das ferramentas e a análise sobre as possibilidades digitais foram discutidos em reunião na última sexta-feira.
"A complexidade da nossa universidade e a diversidade de leituras sobre isso, a necessidade de respeito à autonomia docente nesse debate e, sobretudo, a necessidade de se levar em conta as parcelas discentes que ainda não têm a inclusão digital dada a sua vulnerabilidade socioeconômica, tudo isso exige mais tempo, mais maturação, um diálogo mais capilarizado, uma fase em que fazer um diálogo com a nossa comunidade tem sido um grande desafio”, explicou.
Desde a última sexta-feira, uma portaria publicada pela universidade determinou a obrigatoriedade de trabalho remoto para todos os servidores técnico-administrativos, professores, estagiários e terceirizados. Computadores da própria UFPR foram disponibilizados para serem levados para casa. O acesso à universidade é permitido apenas para atividades essenciais e urgentes.
Na UEL (Universidade Estadual de Londrina), as aulas foram suspensas até 12 de abril.


