A Folha de Londrina está disponibilizando um mapa em que são georreferenciados os casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Estado. Os dados são atualizados com informações do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

Imagem ilustrativa da imagem Acompanhe a disseminação do novo coronavírus no Paraná
| Foto: Reprodução

Por meio do link https://www.folhadelondrina.com.br/geral/mapa-do-coronavirus-no-parana-2982678e.html é possível acompanhar visualmente a evolução da disseminação da doença no Estado por meio dos pontos assinalados no mapa.

Para se ter uma ideia, o nosso Estado possui uma extensão territorial equivalente a 66% da área da Itália, o atual epicentro da doença.

Os primeiros seis casos confirmados de coronavírus no estado pela Secretaria de Saúde do Paraná aconteceram no dia 12 de março: cinco em Curitiba e um em Cianorte, noroeste do Estado. Apenas cinco dias depois o número de casos confirmados dobrou para 14. Foi quando foi registrado o primeiro caso da doença em Londrina. Nessa leva também foram confirmados casos da doença em Cianorte, Campo Largo, Curitiba e Pinhais.

A tendência é de que esses números cresçam ainda mais. Vale ressaltar que o Paraná faz divisa com um dos Estados em que foi registrado o maior número de casos confirmados do Brasil: São Paulo.

Tedros Adhanom, diretor geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), elevou à pandemia o estado de contaminação provocada pelo Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, devido à rápida e constante disseminação global e a severidade dos sintomas causada pelo vírus, principalmente em grupos de risco.