| |

LEITURINHA 5m de leitura

Uma lua mais leve que o ar

“Pedro e Lua”, obra infantil de Odilon Moraes, transforma saudade em leveza

ATUALIZAÇÃO
16 de novembro de 2020

Marcos Losnak
AUTOR

Um menino chamado Pedro encontra uma tartaruga. Uma tartaruga chamada Lua encontra um menino. A partir desse encontro uma amizade nasce e floresce em “Pedro e Lua”, livro infantil do escritor e ilustrador Odilon Moraes.

Unindo sensibilidade e profundidade, a obra narra a história do garoto que descobre que a Lua pode ser considerada como uma enorme pedra. Uma pedra gravitando em torno da Terra. Uma pedra-satélite flutuando no espaço.

.
 

A partir dessa descoberta, Pedro começa a pensar que todas as pedras do Universo são irmãs. Todas possuíam a mesma origem. E sentem saudade uma das outras.

Assim Pedro começa a recolher todas as pedras que encontra pelo caminho com o objetivo de construir uma pequena montanha. Tudo para que as pedras da Terra fiquem um pouco mais perto da irmã, a Lua.

Em sua jornada em erguer a montanha, Pedro encontra uma tartaruga que parece uma pedra. Uma pedra de pernas. Uma pedra viva. Logo o bicho recebe o nome de Lua e ser torna a grande amiga do garoto.

A relação de amizade se estende ao longo dos anos, com Pedro crescendo e Lua envelhecendo. Até o dia em que a tartaruga não consegue mais tirar a cabeça de seu casco. Até o dia em que, envelhecida, Lua se transforma numa pedra sem pernas. Uma pedra sem vida.

Publicado originalmente em 2004, “Pedro e Lua” ganhou nova edição pela editora Jujuba. A obra possui uma maneira diferenciada em falar sobre amor e amizade, sobre saudade e morte. Uma maneira capaz de oferecer afetividade às transformações da vida e conceder leveza às pedras.

.
 

Serviço:

“Pedro e Lua”

Autor – Odilon Moraes

Editora – Jujuba

Páginas – 48 (capa dura)

Quanto – R$ 46

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS