| |

Folha Cidadania 5m de leitura

Estudo do corpo humano estimula os alunos da rede pública

Da Educação Infantil ao EJA, disciplina sobre o funcionamento do corpo e cada um de seus órgãos tem aulas bastante movimentadas

ATUALIZAÇÃO
25 de setembro de 2023

Walkiria Vieira
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Estudo do corpo humano estimula os alunos da rede pública

Considerada uma máquina perfeita, o corpo humano é tema amplamente estudado na rede municipal de ensino desde a Educação Infantil. De acordo com o nível de entendimento, os alunos são provocados de modo hábil pelos professores a olharem para si, para o outro e compreenderem a complexidade, a beleza e todos os elementos presentes para o funcionamento dessa estrutura.

LEIA TAMBÉM:

Sustentabilidade inspira ações na rede pública de Londrina

Leitura de quadrinhos conserva público de todas as faixas etárias

Lisossomos, peroxissomos, ribossomos. Sim, somos feitos de células. E cada uma das organelas citadas possuem funções distintas. Assim como cada órgão:  coração, pulmões, estômago, intestinos, rins. Todos eles trabalham em plena harmonia e em conjunto. Por este motivo,  o organismo de um ser humano é como uma máquina. 

Dos órgãos às células, o estudo do funcionamento do corpo humano mostra as potencialidades do ser humano
 

CABEÇA, CORPO, JOELHO E PÉ

As Ciências Naturais são fascinantes e, de acordo com as coordenadoras da Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano, Cristiani Arazawa Pinto e  Rosangela Maria de Almeida,  trata-se de um tema que desperta o interesse dos alunos.  Localizada no Jardim Ouro Branco, região Sul de Londrina, a unidade explora o assunto corpo humano conforme as sequências didáticas. 

Em maio, por exemplo, as coordenadoras relatam que entre as atividades de 1º de Maio, quando se comemora o Dia do Trabalho, uma das atividades exploradas foi em torno das profissões. "Quando o trabalho do médico  veio à tona, destacou-se como é importante o seu trabalho e todos os estudos que esse profissional desenvolve para entender o organismo humano, prevenir, tratar doenças de pessoas em diferentes etapas do desenvolvimento", relatam. "Assim como as especialidades que cada médico tem".

 

Do P4 ao 5º ano, os alunos exploram o corpo humano de modo rico, apropriado à idade e compreendem a importância de ele estar em movimento. Um carro bonito, parado e sem sair do lugar, enferruja. Logo, terá sua bateria arriada, os pneus ressecados e, de um modo simples, a comparação, nas devidas proporções, cabe ao corpo humano. 

Nesse sentido, no decorrer  do ano letivo, os estudantes da E.M Mábio Gonçalves Palhano, entenderam - na teoria e na prática, que os cuidados com a saúde incluem realizar atividades físicas não apenas para ficar em forma, mas também para ter mais autonomia com o passar dos anos e, principalmente na velhice. 

A relação do ser humano com o ambiente é um dos temas atuais. "Estamos na Primavera e esse é um período de grande interação com a natureza. As flores, as árvores, o clima propício para estar nos parques, ao mesmo tempo em que enfatizamos sobre a responsabilidade que o ser humano tem sobre o ambiente e na prevenção de problemas", explicam.

Cuidar do ambiente inclui manter o quintal limpo. Como grandes multiplicadores do conhecimento, os alunos atuam de modo muito importante. Para os professores, mais do que ver a lição de casa feita e a nota da prova, é importante reconhecer a formação de cidadãos. "Houve casos de crianças com dengue. E todos sabemos como a saúde fica acometida. As dores pelo corpo e todos os efeitos foram relatados pelas crianças que ficaram doentes e, infelizmente, pela dor e pela empatia, as crianças aprendem", observam. 

Os temas geradores, segundo os educadores, abrem um grande leque de estudo e, de acordo com o nível de aprendizado, as atividades variam. Para os alunos do 5º ano, sistema circulatório e respiratório rendem. "Tiveram a oportunidade de acompanhar a representação de um pulmão por meio da representação feita com uma garrafa PET e uma bexiga e notamos como isso amplia o conhecimento", comentam.

A informação concreta amplia a imaginação e, quando  observam a bexiga se encher e esvaziar e notam o movimento de seus corpos e seus pulmões trabalhando, têm uma outra noção do funcionamento do corpo humano. Na prática, os equipamentos como óculos que permitem observar a realidade aumentada, os tablets e os microscópios ofertados pela Secretaria Municipal de Educação enriquecem o conhecimento sobre anatomia, por exemplo. 

POR DENTRO DO CORPO HUMANO

Para os 74 alunos da Escola Municipal Vitório Libardi, situada no Patrimônio de Guairacá, o uso de ferramentas digitais também contribui para os estudos sobre o corpo humano e suas funções. De acordo com a diretora da unidade, Dirce Darodda, os modais oferecem suporte fundamental, principalmente nos dias atuais em que a tecnologia  cada vez mais está inserida no cotidiano das pessoas em todo o mundo. 

Partindo do fundamento de que conhecer o corpo humano é uma questão de autoconhecimento, Darodda defende também que o aprofundamento, de acordo com o desenvolvimento escolar é necessário. E assim é feito na unidade escolar, conforme o planejamento das sequências didáticas. 

Para os alunos do P4, entender que possuem braços, pernas e um corpo é fácil de ser assimilado. Com didática e sensibilidade, chega-se a reações sublimes das crianças. E por que não citar,  seus corações? Sim, pois de acordo com a diretora, esse é um órgão que toca as crianças. "Sua importância, como ele funciona, tudo isso as deixa curiosas", cita. O esqueleto humano é também de sacudir a sala de aula dos pequenos e o interesse rende trabalhos capazes de se transformarem em arte. 

Os alunos mais velhos da E.M Vitório Libardi, lá pelo 5º ano do Ensino Fundamental, dada a bagagem acumulada também se desenvolvem com distinção. Nessa altura, o cérebro e o sistema nervoso são os  que mais ganham a atenção deles nas aulas de Ciências. "Ainda que não guardem os nomes científicos, caminham de modo positivo e com interesse, tornam também as aulas mais proveitosas para todos ao fazerem perguntas, interagirem e terem a vontade de aprender", valoriza a diretora. 

ALUNOS ADULTOS DESCOBREM A ANATOMIA COM ÓCULOS 3D

Na Escola Municipal Irene Aparecida da Silva, localizada no Conjunto Habitacional  Jamile Dequech, os alunos da Educação para Jovens e Adultos - EJA, também desenvolvem atividades com o tema corpo humano. De acordo com a professora Suellen Suzane Bueno Sim, o interesse pelo assunto é demonstrado. 

A turma da EJA, segundo Sim, é formada por uma maioria que já atingiu a terceira idade, mas nem por isso a vontade do conhecimento é menor. "Pelo contrário. Aliás, são muito receptivos e até mesmo quando há oportunidade de usar a tecnologia, comenta. "Gostam de interagir e explorar o corpo humano por meio dos óculos 3D, cita.

 

A professora ratifica que grande parte dos alunos só agora, nesta etapa da vida, tem a oportunidade de avançar nos estudos. "Moravam no sítio, não tinham incentivo para estudar e precisaram parar contribuir com o sustento da família", revela. Diante de fatores relacionados ao envelhecimento natural, os alunos aproveitam os estudos sobre o corpo humano para compreenderem também uma realidade comum entre os colegas, familiares e o próprio organismo humano. 

A redução da agilidade, as limitações da visão, o tratamento do diabetes - seguem da prática para a teoria. Ainda que as mudanças impliquem em cuidados e atenção, os alunos da EJA se sentem privilegiados pela oportunidade de estudar e compreender o que se passa graças ao estudo que recebem em sala de aula. 

A professora lembra ainda que os maduros entendem que nunca é tarde para cuidar da saúde e as aulas práticas de alimentação são um sucesso na turma. "Além de fazerem alongamento e dança, alimentação saudável é uma assunto sempre em evidência. A Unidade Básica de Saúde está sempre presente, assim como a nutricionista e essa parceria torna o nosso trabalho mais completo", reflete. 

...

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS