| |

Folha Cidadania 5m de leitura

Economistas apostam em queda Selic

ATUALIZAÇÃO
31 de julho de 2023

Reportagem local
AUTOR


A alta de preços está menos distribuída entre os produtos acompanhados pelo IPCA-15. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o índice de difusão da 1. INFLAÇÃO neste mês foi o mais baixo dos últimos três anos, chegando a 48%, o que significa que um número menor de itens sofreu variação positiva de preços. Os alimentos e as tarifas de energia elétrica residencial tiveram o maior impacto na composição do índice, que registrou deflação de 0,07%.

Especialistas avaliam que esse é o início de uma queda de preços que deverá se manter até o final do ano e, além do impacto no orçamento das famílias, especialmente as de baixa renda, o indicador deve influenciar também na decisão do Copom (Comitê de Política Monetária), que na semana que vem irá se reunir para definir a taxa básica de 2. JUROS, mantida em 13,75% desde agosto de 2022. A expectativa é de uma queda de, pelo menos, 0,25%.

Em julho, os alimentos básicos consumidos pela população, como feijão carioca, óleo de soja, leite longa vida e carne registraram queda nos preços. Entre os grupos analisados pela pesquisa, Alimentação e bebidas teve grande influência sobre o índice geral, com queda de 0,40%. O resultado é relacionado à deflação de alimentação no domicílio (-0,72%).

Banco Central do Brasil de onde saem as decisões sobre aumento ou redução da taxa básica de juros
 



1.É o aumento dos preços de bens e serviços. Ela implica diminuição do poder de compra da moeda.


2.É aquele valor a mais que alguém paga quando atrasa um pagamento ou quando paga por um empréstimo.

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS