| |

CLÁSSICO PARANAENSE NA SÉRIE B 5m de leitura

Londrina possui vantagem sobre o Coritiba nos últimos cinco anos

ATUALIZAÇÃO
31 de agosto de 2021

Vitor Ogawa - Grupo Folha
AUTOR

A próxima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro terá um clássico paranaense que envolve um time do interior e outro da capital. Londrina e Coritiba já se enfrentaram 131 vezes em sua história, com grande vantagem para o time alviverde. Enquanto o Alviceleste venceu 37 partidas, o Coxa ganhou 60, e em 33 jogos o resultado foi o empate, com 111 gols marcados pelo Londrina e 177 pelo Coxa. No entanto, nos últimos cinco anos, a vantagem tem sido do Londrina. Desde 2016 foram 12 jogos, dos quais o Tubarão perdeu três vezes, empatou quatro e venceu em cinco oportunidades, sendo quatro vitórias em casa e uma fora. O embate entre as duas equipes será nesta quarta-feira (1º/9), às 21h30, no estádio do Café. 

Nos últimos cinco anos, a vantagem 
 no confronto tem sido do Londrina.
 

Nesse intervalo foram cinco confrontos na Série B, nas edições de 2018, 2019 e 2021. Na competição nacional, a vantagem é do LEC. Na edição de 2018 foram duas vitórias do Tubarão, uma por 3 a 2 e a outra, na capital, por 1 a 0; na de 2019 o Londrina conquistou um empate fora de casa e venceu por 2 a 1 no estádio do Café. Neste ano, o Alviceleste voltou a arrancar um empate na casa do adversário, por 1 a 1. 

São números para deixar o torcedor londrinense otimista, no entanto a posição dos dois times na atual classificação da Série B diz o contrário. Enquanto o Coritiba lidera a competição, com 39 pontos, o Londrina amarga a 17ª colocação, na zona de rebaixamento. 

Neste ano, no jogo do dia 13 de junho, a partida foi no estádio Couto Pereira. Na época, Léo Gamalho abriu o placar para o Coxa e Safira empatou de pênalti no 2° tempo. Naquela partida a distância entre as duas equipes não estava tão acentuada. O Coritiba estava em 9º lugar, e o Londrina, na 15ª posição. Nas últimas cinco partidas, o time da capital perdeu duas, a última delas na sexta-feira passada (27), contra o Botafogo, no Couto Pereira. Já o Londrina vem de um empate sem gols contra o Brusque, e está há quatro partidas sem perder.  

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS