| |

Copa do Brasil 5m de leitura

Londrina estreia contra o XV e pode reencontrar o Bahia na Copa do Brasil

Jogo único contra a equipe paulista será disputado em Piracicaba e Tubarão jogará pelo empate para avançar à segunda fase

ATUALIZAÇÃO
13 de dezembro de 2019

Lucio Flávio Cruz - Grupo Folha
AUTOR

Diferente dos últimos anos, o Londrina terá um adversário tradicional pela frente na largada da Copa do Brasil 2020. O Alviceleste enfrentará o XV de Piracicaba, em jogo único, a ser disputado no interior paulista. Por ser melhor ranqueado, o Tubarão jogará pelo empate para avançar de fase. A CBF ainda não confirmou a data do confronto.

Entre 2016 e 2019, o LEC estreou contra rivais pouco conhecidos. Pela ordem, eliminou o Parauapebas (PA), foi desclassificado pelo Gurupi (TO) e avançou diante do Real Ariquemes (RO) e Americano (RJ). O XV de Piracicaba está na 189ª colocação no ranking de clubes da CBF e garantiu vaga na Copa do Brasil em razão do vice-campeonato na Copa Paulista deste ano. O Nhô Quim vai jogar ainda em 2020 a Série A2 do Campeonato Paulista. O LEC é o 31º no ranking nacional e vai para a sua sétima participação consecutiva na Copa do Brasil. 

Eliminado pelo Bahia este ano, LEC pode reencontrar Tricolor na Copa do Brasil
 

No sorteio dos confrontos realizado na tarde de quinta-feira (12), o Londrina ficou no grupo 1 e, se avançar para a segunda fase, enfrentará o ganhador do duelo entre Coruripe (AL) e Juventude (RS), que se enfrentam em Alagoas. Também por sorteio, ficou definido que a partida única da segunda fase será disputada no estádio do Café. Em caso de empate, a definição do classificado será nos pênaltis.

No outro lado da chave estão River (PI), São Luiz (RS), América (RN) e Bahia, algoz do LEC na Copa do Brasil deste ano, quando o Tubarão foi eliminado na quarta fase. Em uma eventual classificação para a terceira fase, o Alviceleste enfrenta uma destas quatro equipes. A partir da terceira rodada, os confrontos são em jogos de ida e volta. 

Em 2019, o LEC eliminou o Americano com uma vitória no Rio de Janeiro, depois passou nos pênaltis pelo Paraná Clube, no Café, ganhou o confronto, em dois jogos, contra o Botafogo (PB), e foi eliminado pelo Bahia, com uma derrota por 4 a 0, em Salvador, e uma vitória por 2 a 1, no estádio do Café. 

As datas reservadas para os jogos da primeira fase são 5 e 12 de fevereiro, mas a CBF ainda não definiu quais confrontos serão em cada dia. As finais da Copa do Brasil estão agendadas para os dias 10 e 16 de setembro. No total, a competição terá a participação de 91 equipes. 

 

Paranaenses

Outros quatro clubes paranaenses também disputam a Copa do Brasil a partir da primeira fase. O Coritiba enfrenta o Manaus, o Paraná Clube encara o Palmas (TO) e o Operário vai jogar contra o Barbalha (CE). O único paranaense que vai estrear em casa é o Toledo, que recebe o Náutico, no estádio 14 de Dezembro.

Como atual campeão da competição, o Athletico só entra na disputa a partir das oitavas de final, assim como os outros sete representantes do país na Libertadores da América: Flamengo, Santos, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Grêmio e Internacional. Entram ainda nas oitavas o campeão da Copa do Nordeste (Fortaleza), o campeão da Copa Verde (Cuiabá) e o campeão da Série B (Bragantino). 

Saiba mais sobre o LEC.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS