| |

Londrina Esporte Clube 5m de leitura

Interino tira o LEC das cordas

Enquanto espera definição sobre futuro na comissão técnica, Edson Vieira usa estratégia do boxe para fazer o Tubarão subir na tabela

ATUALIZAÇÃO
21 de maio de 2023

Diego Prazeres
AUTOR

Enquanto aguarda uma definição do gestor Sérgio Malucelli sobre sua efetivação ou não no comando técnico do Londrina, Edson Vieira tem usado uma estratégia do boxe para tirar o time das cordas. Sob o seu comando, o Tubarão venceu duas seguidas sem sofrer gols e subiu para a 10ª posição na Série B, com 10 pontos, após flertar com a zona do rebaixamento. 

"O que eu estou tentando fazer com eles enquanto estiver como interino é que criem internamente essa condição de não gostar de perder jogos. O futebol em muitos momentos se assemelha muito ao boxe: às vezes, o bom boxeador vai para as cordas, mas não vai pra lona, apanha bastante, é muito socado, mas resiste porque ele tem uma tática, e nós temos feito isso", afirmou o interino, após a vitória por 2 a 0 sobre o Tombense, na última sexta-feira (19), a primeira do LEC como visitante.

Com bom segundo tempo, LEC vence a primeira fora e ensaia embalo

A analogia com o pugilismo faz sentido dentro da mentalidade que Vieira tem trabalhado com o grupo. Nos jogos contra a Ponte e o Tombense, o comportamento no primeiro tempo foi reativo, para usar um termo da moda, com o time atuando de forma compacta com a prioridade de evitar legar o gol. As vitórias foram construídas na etapa final, quando a equipe saiu mais para o jogo.

"Eu tenho colocado na cabeça deles que a nossa parte defensiva é primordial, defesa ganha campeonatos e ataque ganha jogos, começa lá na frente a marcação. A gente trabalhou muito essas linhas, que eu sabia que iam ser usadas, e falei pra eles também: vamos vencer o jogo no segundo tempo, que foi o que aconteceu", disse Vieira.  

Na entrevista coletiva em Minas, o treinador usou a explicação da estratégia que tem adotado para esclarecer que não quis criticar o trabalho de Gallo, como deixou transparecer na primeira coletiva que concedeu como técnico interino. "Na minha primeira coletiva, confundiram a minha resposta, em nenhum momento eu critiquei o treinador que estava aqui, ao contrário, depois saiu num site grande do Brasil eu elogiando num gol que o Higor lançou (contra a Ponte Preta), que era trabalho do Gallo. Me perguntaram o que o Londrina precisava melhorar, eu disse: linhas compactadas, e é o que a gente está fazendo agora. A gente sobe e baixa as linhas. É isso aí, a gente conseguiu mais uma vitória", afirmou Vieira.  

 

"NO TEMPO DE DEUS" 

Ex-jogador do clube, Edson Vieira certamente tem o desejo pessoal e profissional de ser o técnico efetivo do Londrina, embora não o externe publicamente. Questionado pela FOLHA se já conversou com o gestor Sérgio Malucelli sobre sua situação na equipe e se pretende tratar com ele acerca de uma eventual efetivação no cargo, o interino assegurou que não. "Nada, tô tranquilo, o Sérgio é o gestor da empresa. Eu quero sempre deixar um legado por onde passo e aqui não vai ser diferente. Tenho uma filosofia de trabalho principalmente enraizada na cruz. Eu estou no tempo de Deus, o tempo de Deus não é o meu. Se Deus abrir a porta pra seguir, eu sigo, se não, o Sérgio tem total liberdade pra trazer um treinador", respondeu o treinador. 


Extraoficialmente, o Londrina ainda vinha procurando um nome para o lugar de Gallo e chegou a fazer sondagens. Como o time já volta a campo na quarta-feira (24), para receber o Ceará, no Café, pela 8ª rodada, e mediante as duas vitórias seguidas, tudo indica que Edson Vieira seguirá no comando.

Para a partida diante dos cearenses, ele poderá contar com o retorno do capitão João Paulo, que cumpriu suspensão em Minas, e até promover as entradas de Matheus Lucas e Vinicius Barata. Ambos entraram no segundo tempo em lugares de Caio Mancha e Vitor Feijão, respectivamente, e deram outra dinâmica à equipe diante do Tombense.  

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS