Junto com o calor chegam as confraternizações e por mais enxutas que venham a ser em razão da pandemia, as ciladas para sabotar a sua dieta estão por toda parte. Seja na empresa que tem aquela colega que complementa a renda com bolos de pote ou as comemorações de aniversário, é na casa de familiares e amigos também que a chance de sair da linha todos os dias existe. Uma exceção aqui, outra ali e quando se vê, até as bebidas alcoólicas e altamente calóricas, invadem a rotina. Sem ser anti-social ou querer impor uma ditadura na alimentação, disciplina é uma questão de saúde.

Saladas com grãos de trigo estão entre os pratos mais refrescantes e nutritivos
Saladas com grãos de trigo estão entre os pratos mais refrescantes e nutritivos | Foto: iStock

Do ponto de vista da nutricionista Panmella Rodrigues, o bem-estar físico e emocional depende de nossas escolhas. "É exatamente durante este período que costumamos achar que estamos fora do peso, com umas gordurinhas a mais, ao vestir aquela roupa fresca de que tanto gostamos". Para encarar a estação de bem com a vida, ela sugere: "Acorde cedo para manter uma rotina de exercícios, escolha alimentos que vão garantir uma sensação de saciedade mais rápida e prolongada, como os ricos em fibras: aveia, grãos, raízes e tubérculos, frutas, verduras, além das carnes (prefira as magras).

A nutricionista considera que as saladas nutritivas são ótimas opções para uma refeição no calor. "Diminua o consumo de alimentos industrializados, esses ajudam a retenção de líquido (inchaço). Invista na hidratação como água, chás e sucos sem açúcar. Se caiu em tentação um dia, esqueça o que passou e dê continuidade ao plano inicial. Vá com calma na bebida alcoólica, tome cuidado com o tipo de bebida. A cerveja, por exemplo, aumenta a fermentação do intestino e favorece a dilatação abdominal. Já as bebidas destiladas têm um teor alcoólico muito alto e demoram mais para sair do organismo. A dica é: consuma quantidades menores de álcool e intercale com água. E claro, evite beber com o estômago vazio", ensina.

Salada de trigo em grãos:

Ingredientes: 1 xícara de trigo em grão (deixe de molho por 12 horas); 10 damascos picadinhos, uvas passas à vontade; ½ pimentão amarelo picadinho. suco de 2 laranjas, cheiro verde; sal com moderação; azeite

Preparo: Cozinhe o trigo por aproximadamente 30 minutos. Reserve e deixe esfriar. Misture os ingredientes quando o trigo já estiver frio e pronto! Fica uma delícia com carnes grelhadas ou assadas.

Suco de abacate com limão e laranja

Ingredientes: 2 abacates grandes;1 limão 1 e 1/2 laranja ;1 l de água; 6 colheres grandes de sopa de açúcar ou adoçante ; 1/2 forma de gelo

Preparo: Após espremer as laranjas e o limão, leve ao liquidificador o suco com o abacate; Adicione a água e o açúcar e bata novamente. Inclua o gelo bata até ficar homogêneo.