GASTRONOMIA -

Para comer com os olhos e sem culpa

Cozinha inteligente e funcional traz receitas nutritivas e saborosas

Walkiria Vieira - Grupo Folha
Walkiria Vieira - Grupo Folha

 

Legumes cortados finos podem substituir a massa
Legumes cortados finos podem substituir a massa | iStock
 


Dá até para repetir a porção. Só de pensar que o modo de fazer o alimento faz a diferença em sua consistência, textura, sabor e nas calorias é um ingrediente motivacional. Funcionais e de abrir o apetite, as receitas planejadas para quem precisa manter não só peso - mas controlar colesterol, consumo de carboidratos ou sofre de algum tipo de restrição - são como um convite para um novo relacionamento com a comida, os momentos à mesa e o convívio social.


A "virada" de mesa aqui pode passar por um processo de reeducação alimentar, nem sempre tão suave. Mas com apoio da família, amigos, profissionais da área e autocontrole, a disciplina vira hábito e os resultados aparecem - nos exames, na balança e nas roupas. 


As frutas, legumes e verduras que a terra dá, a oferta de variedades e as opções nas quitandas, feiras e supermercados são um apoio e tanto na jornada da boa alimentação - que passa longe de ser uma ditadura, mas possui regrinhas simples como mostra a natureza. O passarinho consome o que gasta. A ave come absurdamente, mas é ativa. Dieta é matemática, a ordem dos alimentos  altera o "produto" e a sugestão do chef de tomarmos um café de rei, um almoço de príncipe e um jantar de plebeu faz sentido. Pense na sua rotina e no que está colocando para dentro de si - em todos os sentidos. As informações, os alimentos, as pessoas, tudo o que entra em sua vida contribui para sua digestão, bem estar e qualidade de vida. 


Macarrão de abobrinha

Ingredientes:

6 abobrinhas; carne moída refogada; 1 xícara de molho de tomate; 2 dentes de alho picados e amassados; azeite para refogar; 1 copo de requeijão light

2 colheres de leite integral ou sem lactose; pimenta-do-reino e orégano a gosto, sal com moderação. 


Preparo:

Corte a abobrinha em fatias fininhas no sentido do comprimento e depois em tirinhas fininhas com um apontador de legumes - ou pode ser na faca mesmo. Coloque a abobrinha para cozinhar como se fosse macarrão, e retire quando estiver "al dente". Escorra a água da abobrinha e coloque água gelada pra que encerre o cozimento. Numa panela, aqueça o azeite, o alho, o sal, o orégano e a pimenta-do-reino a gosto. Coloque a abobrinha apenas pra temperar.

Molho:

Leve  o requeijão à panela com um pouco de orégano, sal, pimenta-do-reino e 2 colheres de leite.Misture com a carne moída já refogada, o leite e temperos.Coloque sobre a abobrinha e leve para gratinar.



Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo