Já nas primeiras horas da manhã, o calor avisa que o dia será quente. Programar uma alimentação de acordo com o clima é mais que ideal para se sentir bem, produtivo e saciado. Caprichar na cor é uma sugestão e a oferta de alimentos permite pratos frescos, crocantes e saborosos.

Sem perder de vista o que cabe no orçamento, o gosto da família e a criatividade, os pratos nos dias de verão podem ser mais que um desafio diário, um convite a experimentar formas de servir que forneçam bem-estar. Servir refogados como abóbora cabotiá ou xuxu geladinhos são sugestões. A clássica salada de macarrão parafuso ou a inusitada combinação de pera, rúcula e erva-doce podem tornar a hora de comer mais gostosa. Crie, prove e surpreenda-se.

LEIA MAIS

Um clássico libanês cheio de frescor

A lentilha pode ser refrescante e substancial em forma de salada com outros ingredientes
A lentilha pode ser refrescante e substancial em forma de salada com outros ingredientes | Foto: iStock

Lentilha tropical

Ingredientes: 2 xícaras de chá de lentilha; 1 cebola roxa em cubinhos; 2 tomates em cubos; 1 abacate em cubos (ou 1 xícara de abacate em cubos); 1 manga em cubos; 1 pepino em cubos; 200 g de queijo minas em cubos; Sumo de 2 limões e de 2 tangerinas; 1 pimenta dedo-de-moça picada (sem as sementes) *opcional; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1 colher (sopa) de salsinha picada; 1 colher (sopa) de hortelã picado; sal com moderação e pimenta-do-reino a gosto

Preparo: Cozinhe a lentilha na água com sal até ficar macia. Faça o molho combinando sumos de limão e tangerina, azeite, salsinha e hortelã. Misture todos os ingredientes e, para finalizar, tempere com o molho, acerte o sal e a pimenta.

LEIA MAIS

Salada bem servida e refrescante

Paçoca gelada

Ingredientes: 1 lata de leite condensado; 2 caixinhas de creme de leite; 1 pote de paçoquinha; 1 colher (sobremesa) de margarina sem sal; 1 pacote de chantili; 2 xícaras (chá) de leite; 2 pacotes de biscoito champanhe

Preparo: Esmague bem as paçocas; Em uma panela, misture o leite condensado, a paçoquinha e a margarina e ferva até engrossar; atente para a consistência: quando ao mexer for possível ver o fundo da panela o creme estará pronto. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Sua paçoquinha de colher está quase pronta.

Forre um refratário com biscoitos champanhe levemente umedecidos com leite; Em seguida, despeje o creme da paçoca e faça camadas intercalando as bolachas com o creme. Para finalizar, acrescente o chantili batido conforme instruções da embalagem. Decore com paçoquinhas esfareladas e/ou inteiras. Leve sua receita de paçoca de colher para gelar.

Leia mais

Temporada de pratos frescos

...

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.