Poke mon: criação do chef Leo Flauzino leva crisp de couve e bacon
Poke mon: criação do chef Leo Flauzino leva crisp de couve e bacon | Foto: Walkiria Vieira

Com atum ou salmão, o poke é um prato prestigiado por diferentes perfis de público.E por que o poke faz tanto sucesso? Segundo o chef Leonardo Flauzino, do Restaurante Mestizzo, o prato de origem havaiana se popularizou em razão das diferentes versões criadas. "Especialmente as do Brasil, que são as mais modernas", explica.

O prato frio, um atrativo e tanto para os dias quentes, conquista porque vai além da salada verde ou só com folhas. "Tradicionalmente, é feito só com o peixe marinado e algas, sem arroz. Já com o acréscimo de ingredientes como pepino, abacate, kani, couve crisp e bacon, por exemplo, que entram no nosso poke mais pedido, o poke mon, a salada havaina se transformou em uma verdadeira refeição: prática, rápida, extremamente balanceada e saudável", explica. O poke mon, criação do chef Faluzino, leva arroz, salmão, kani, bacon, abacate, pepino, cenoura, tomate, cebola roxa, cebolinha, crisp de couve e molho papacitrus. É considerado uma porção mata-fome, dada a fartura da bacia.

Poke Tradicional

Ingredientes: 100g de atum fresco em cubos; 70g de arroz japonês; ½ pepino; 10ml de vinagre de arroz; ½ abacate avocado; ¼ de cebola fatiada;10g de amendoim; 5g de cebolinha;5g de gergelim; 10ml de shoyu; 10ml de óleo de gergelim; Sal e açúcar para temperar.

Modo de preparo: Cozinhe o arroz em fogo brando adicionando 70ml de água em uma panela. Fatie o pepino, o abacate e o atum. Misture o atum ao shoyu, gergelim, cebola e cebolinha e, em um outro recipiente, misture o vinagre com o sal com o açúcar e coloque sobre o pepino.

Separe a tigela e coloque o arroz cozido no fundo e as lâminas de pepino e avocado sobre ela. Coloque em seguida o amendoim e o atum para finalizar. Sirva imediatamente.

Poke multicores

Ingredientes: 100g de salmão fresco picado; ½ cenoura; ¼ de repolho roxo;1 folha de Nori (alga japonesa) em tiras;½ xícara de chá de edamame cozido; cebolinha verde a gosto;2 colheres de sopa de shoyu;½ colher de sopa de óleo de gergelim;1 pitada de wasabi;½ colher de sopa de gengibre ralado; 5g de cebolinha; 5g de gergelim; suco de ½ limão.

Preparo: Prepare o molho, adicionando as colheres de shoyu, óleo de gergelim, wasabi, gengibre e limão, misturando bem até conseguir um conteúdo homogêneo. Pique o peixe, a cenoura, cozinhe o edamame e fatie o repolho e o Nori em tiras. Coloque os ingredientes bem distribuídos na tigela, regando bem com o molho, deixando as tiras de alga por último, para colocar também com a cebolinha e o gergelim. Sirva imediatamente após o preparo!