Nos dias quentes da primavera e do verão, a fome é uma coisa que mal sentimos durante o dia e, quando ela aparece, muitos preferem optar por opções geladas e mais refrescantes. Mas não dá para ficar sem comer. Afinal, precisamos contar com mais energia durante o calor.

O prato dessa semana é um tradicional da comida libanesa e também muito conhecido aqui no Brasil. O tabule é um prato cheio de frescor, se tornando uma ótima opção para os dias de calor intenso. Composto por trigo de quibe, suco de limão, tomate e hortelã, não tem como não ser refrescante. A receita também leva outros ingredientes que deixam a comida ainda mais saborosa.

A palavra “tabule” vem da raiz TBL e que no idioma originário, significa “misturar vegetais”. Há milhares de anos atrás, fazer esse prato era considerado uma tradição daquele povo. Naquele período, o prato consistia apenas nestas misturas de vegetais variados, foi através do intercâmbio de culturas que os libaneses aprimoraram o prato e adicionaram o triguilho, chegando na versão mais próxima a esta que fazemos hoje em dia.

Refrescante, saboroso e carregado de tradição, o tabule cabe perfeitamente em qualquer ocasião do dia. Além de saboroso, é super fácil de fazer. Então, mão na massa e bom apetite!

TABULE

INGREDIENTES: ½ xícara (chá) de trigo para bibe, ½ xícara (chá) de água Suco de 1 limão, 4 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1 tomate picado em cubinhos, ½ xícara (chá) de hortelã picado, ½ xícara (chá) de salsinha picada, cebolinha verde picada a gosto, sal e pimenta-do-reino a gosto.

MODO DE PREPARO: Coloque a água em uma tigela e deixe o trigo para quibe de molho por 15 minutos. Em seguida, coloque o trigo em um pano e esprema bem até que fique seco e solto (se desprender facilmente do pano). Em um recipiente à parte, misture o suco de limão com o azeite, o sal e a pimenta. Depois, acrescente a hortelã, o tomate, a salsinha e a cebolinha. Misture esse molho com o trigo para quibe reservado. E está pronto para servir.

Supervisão: Célia Musilli/ Editora da Folha 2

** Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.