Em dias de calor, tomar um refrigerante geladinho é um alívio. Mas, provavelmente você já percebeu que algumas bebidas não possuem sempre o mesmo gosto. Pois então, circulou na internet, durante as últimas semanas, um tuite, em forma de sátira, chamando de ‘’delírio coletivo’’ considerar que refrigerantes armazenados em garrafas de vidro, por exemplo, tem sabor diferente dos envasados em garrafas PET. A afirmação gerou discussões na rede social entre os amantes da bebida e ficou a dúvida: o refrigerante da garrafa de vidro é realmente mais gostoso? A FOLHA foi conferir com especialistas e a resposta científica é que sim!

Tuite viralizou polêmica e dividiu a internet
Tuite viralizou polêmica e dividiu a internet | Foto: Reprodução

O pesquisador associado à faculdade de Engenharia de alimentos da Unicamp, Lucas Caldeirão Rodrigues Miranda, doutor em Ciência de Alimentos, explica o que a ciência diz sobre a questão e quais processos que ocorrem na bebida conforme cada recipiente de armazenamento.

Segundo Miranda, ao contrário do que diz o tuite, o refrigerante da garrafa de vidro é realmente mais saboroso, pois o seu engarrafamento mantém mais o gás carbônico e os compostos voláteis responsáveis pelo aroma e sabor da bebida. Além do que o vidro é impermeável e inativo, ou seja, não se mistura com as substâncias do refrigerante. Desta maneira a bebida é mantida sem grandes alterações, mantendo o sabor proposto originalmente.

Pesquisador explica diferença entre recipientes e o sabor de refrigerantes
Pesquisador explica diferença entre recipientes e o sabor de refrigerantes | Foto: Freepik

Com relação às garrafas PET, Miranda explica que o plástico possui maior permeabilidade aos gases da bebida, ou seja, ‘’os refrigerantes envasados em PET tendem a perdê-los com maior facilidade durante a estocagem’’, comenta. Nesse caso, o dióxido de carbono (co2), que dá a efervescência e as bolhas do refrigerante vaza mais fácil do que na garrafa de vidro ou até mesmo na latinha de alumínio.

LEIA TAMBÉM:

- Artista londrinense, Gabriel Bonfim, lança livro nesta sexta

- Governo, consumidores e empresas se juntam para combater o 'Greenwashing'

Ainda assim, as latas de alumínio seguem logo atrás do vidro no ranking dos melhores recipientes. Como as latas são revestidas de moléculas que podem absorver pequenas quantidades do sabor da bebida, e também são menos resistentes à pressão, naturalmente levam menos gases e apresentam um gosto diferente. Porém, as alterações são menores do que as que podem ocorrer com o plástico.

LEIA MAIS:

- O que acontece se você colocar cachaça no umidificador? Folha Confere

- É necessário fazer teste de Covid após vacinação para checar a imunidade?