| |

Luiz Geraldo Mazza 5m de leitura

Uma recuperação discreta no mercado de trabalho

ATUALIZAÇÃO
30 de setembro de 2021

Luiz Geraldo Mazza
AUTOR

Um suspiro 

Uma recuperação discreta no mercado de trabalho – a queda de 14,4% para 13,4%- trouxe um pouco de animação. É verdade que uma normalidade do gênero continua assustando. No país houve 372.265 vagas em agosto, avanço de 22,7% relativamente a julho. No Paraná, 21.979, com Londrina, aparecendo com 1.737 vagas e em sua região metropolitana com saldo de 2.265 vagas. O melhor é que todas unidades da federação tiveram saldo positivo. No acumulado do ano, o Brasil soma 2.203.987 vagas. Técnicos acreditam que a melhora da situação se consolidará no último trimestre, inclusive na questão relativa aos empregos temporários que em parte passam a definitivos.     

Nota fiscal 

A despeito dos prêmios oferecidos, metade dos consumidores não pede nota fiscal e remover esse tipo de cultura não é fácil. Temos vigorosa experiência nesse estímulo, inclusive o episódio inesquecível da guerra do pente que deixou Curitiba em estado de sítio por três dias até a intervenção do Exército em função de um incidente entre um comprador e um negociante que se espraiou contra negociantes árabes da cidade. A mais evoluída das formas de estímulo é a atual e deu ajuda ponderável na arrecadação, cuja melhora é celebrada pelo governo que pensa até em dar reajuste ao funcionalismo com salários congelados e defasados em mais de 20%. O fato, porém, é que haverá déficit de R$ 4 bilhões no orçamento. 

No front 

Como consequência da CPI a ANS, Agência Nacional de Saúde, se reúne com a cúpula da Prevent em meio a uma vistoria dos hospitais da rede. Há até a hipótese de colocar um fiscal na operadora. O foco da CPI está em cima da operadora e de empresários que investiram em fake news. Relato da ONU sugere que o impacto da Covid em crianças pode durar a vida inteira. 

Mundo cão 

Cena digna de figurar num filme mundo cão: a vida no Rio de Janeiro de moradores recorrendo a itens rejeitados por supermercados como restos de ossos e carne de boi . Reportagem do jornal ´´Extra´´mostrou ontem um caminhão com esses restos como ponto de distribuição para dezenas de moradores que têm fome e não têm dinheiro. Antes esses restos eram dados a cães e agora quem os consome são as pessoas.

Mudanças 

Alterações no consumo ditadas pela pandemia levaram o IBGE a detectar recordes na produção de leite, ovos e mel. A quarentena em que as pessoas ficaram mais em casa teria estimulado o consumo de produtos lácteos, segundo supervisora da pesquisa. Entre os municípios, Castro aparece na primeira posição com 363,9 milhões de litros, 1% do total. O dólar mais alto frente ao real incentivou as exportações de mel que cresceram 52,2% face ao ano anterior. Reflexo disso a redução da oferta no mercado interno e a consequente alta dos preços. Paraná é o maior produtor do país com 15,2% do total.  

Aluguel 

O aluguel tem sido com seus reajustes um dos impactos mais fortes da inflação. Ele chegou a 37,04% em maio e caiu agora de forma surpreendente a 24,86%, menor valor desde dezembro. Isso se dá de forma gradativa: estava em 31,12% em agosto.  

Folclore 

Caminhoneiros representados pelo deputado Nereu Crispim querem uma CPI da Petrobras para investigação daquilo que mais atordoa o governo, a alta dos combustíveis, especialmente a do diesel que chegou a 8,9%.   

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS