| |

Luiz Geraldo Mazza 5m de leitura

Tsunami pifou

ATUALIZAÇÃO
29 de julho de 2020

Luiz Geraldo Mazza
AUTOR

Analistas do mercado esperavam para junho uma hecatombe como consequência dos indicadores de empregabilidade: supunham que o corte de vagas chegaria a picos devastadores. Falava-se até em perdas superiores a 40 mil e o Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego) apontou que houve pouco mais de 11 mil vagas desligadas em função de 895.460 admissões e 902.940 dispensas, saldo negativo de 11.679. E aqui no Paraná, depois de meses negativos, tivemos um saldo positivo de 2.829, com 73.771 admissões e 69.942 dispensas. Não dá para soltar fogos, mas é um respiro.

Frente pelo emprego 

Por sinal que Flavio Dino, governador do Maranhão, sugeriu a Bolsonaro um pacto com governos estaduais pelo emprego. Bolsonaro ironizou: "quer pacto pelo emprego e mantém seu estado fechado". Dino replicou que não há fechamento. Aliás, aqui no Paraná o porto bateu recordes de exportação em meio à pandemia (mais de 50 mil caminhões operando), João Doria, governador paulista, mostrou que mais de 78% de sua economia estavam a pleno funcionamento na quarentena. No vai-vem das contratações e dispensas percebe-se que a economia anda, às vezes meio mancando. 

Faixas etárias 

Quando Bolsonaro sugeriu o distanciamento vertical para a quarentena a ideia se fundava nos idosos na área de risco. Com o tempo se percebeu que nem as crianças escapavam do vírus e agora se constatou que o crescimento na faixa etária infantil cresceu 349% em um mês.  

Centrão emagrece 

Com a saída das bancadas do DEM e MDB houve um sinal de anorexia do centrão e agora os blocos que saíram resolveram se unir para o jogo sucessório na Câmara Federal. A liderança desse movimento é de Rodrigo Maia, e o empenho maior é atingir o líder do centrão, Arthur Lira, visto como potencial candidato à presidência da Câmara Baixa. Movimentação se desenvolveu na votação do Fundeb.

Papel forte

Negociando como fez São Paulo com a China, o Paraná vai desempenhar papel estratégico na produção de vacina contra o coronavírus, numa parceria para testagem e produção do composto da Sinopharm pelo Tecpar, nossa retaguarda tecnológica. Isso pode fazer do Paraná um hub logístico da vacina na América do Sul. Há algo que Ratinho Junior vê como nossa vocação no papel geopolítico suprarregional, já suscitado no caso do porto bioceânico.

Rachadinha 

A vereadora curitibana Fabiane Rosa, acusada de "rachadinha", está na Penitenciária Feminina. Rara é a denúncia (há outras que enrolam e dão em nada) que emplaca nesse tipo de desvio. 

Folclore 

Rachadinha importante é a do Rio, mas em Curitiba houve um caso de forte repercussão com o vereador Custódio, que teve que suportar o trocadilho que o encarava como custodiado, já que ficou preso longo tempo. 

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS