| |

Luiz Geraldo Mazza 5m de leitura

Plebiscitária, sim

ATUALIZAÇÃO
03 de novembro de 2020

Luiz Geraldo Mazza
AUTOR

A previsão de que o pleito norte-americano tenha mais de 150 milhões de votos, algo jamais previsto, a transforma em processo plebiscitário, quem sabe com força capaz de evitar hipóteses já admitidas de judicialização e violência, o que a deformaria em banana republic. Como o Brasil se alinhou, de forma inédita, aos EUA, seus dirigentes fazem análises de cenários conforme o resultado das urnas e avaliam três caminhos, imaginando que eventual derrota de Trump nos tornaria alvo de retaliações em função dos abusos ecológicos que já unem europeus contra a nossa postura e renderá por aqui a volta do discurso nacionaleiro centrado no fato de uma reação mundial. 

Natal fragilizado 

Dos nossos eventos, o mais relevante para o turismo é o do Natal, uma das poucas referências possíveis para um calendário nacional. Já se sabe que não teremos o brilho das celebrações do Palácio Avenida como nas vezes anteriores e que acabaram configurando a marca da festa. Mas outra programação natalina de fôlego, a de Gramado-Canela, no Rio Grande do Sul, já mostrou que manterá a expressão de sempre nos feriadões. As peças que serão mantidas aqui, como as dramatizações e a Casa Mágica de Papai Noel. É claro que promoções como a do Black Friday aquecerão o comércio e pelo menos por ora nossa posição na pandemia está na linha dos estados com queda, já alguns dias, ao contrário de Santa Catarina, que era a única do Brasil em agravamento, depois de aparecer em queda. Tudo é muito volátil nessas avaliações. Entre domingo e segunda, 168 óbitos, e temos até aqui 160.272 mortes, houve 8.563 infecções em 24 horas e o total de casos é de 5.553.378. 

Léo Neves  

Léo de Almeida Neves faleceu, perda irreparável do meu colega de turma da Federal de 1954 e da Academia de Letras do Paraná. Era o nosso Alberto Pascoalini do trabalhismo, mais getulista que o gaúcho.

Fies em queda 

Nem metade das vagas prometidas do Fies (Financiamento Estudantil) foi alcançada em meio à pandemia: 47.082 novos contratos. É a menor desde 2.009. Brasil descendo a ladeira. 

Estupros 

Mais de 55 mil mulheres foram estupradas no país em 2019, conforme o Anuário de Segurança Pública. No Paraná houve 36,7 mil solicitações de medida protetiva que não inibem reincidências, o que exige aperfeiçoamento com sanções mais fortes entre as pré-fixadas.

O óbvio 

Do auxílio emergencial três milhões sacados irregularmente não foram devolvidos.

Folclore 

Apuraram os cientistas que os morcegos preveem o futuro quando caçam, algo que nem o Batman consegue, a não ser a fatalidade de que sempre estará ao lado de Robin.  

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS