| |

Luiz Geraldo Mazza 5m de leitura

Mudanças no mercado

ATUALIZAÇÃO
21 de julho de 2021

Luiz Geraldo Mazza
AUTOR

O Banco Mundial vaticina que o impacto da pandemia no mercado de trabalho perdurará por mais de seis anos. Já o IBGE relata que há 33 milhões de brasileiros desempregados ou que trabalham menos do que poderiam. Outra coisa surpreendente no Rio e São Paulo a devolução de escritórios em locações mercantis. Ora, isso amplia a oferta e deveria, no raciocínio singelo, baixar o preço e não acontece, pois as locações alcançaram níveis mais altos com a inflação. E no clima de carências discute-se o fundão eleitoral de quase R$ 6 bi que Bolsonaro promete vetar e há a notícia da alta da arrecadação federal em junho, de 41,77%. 

Estoque 

No mesmo dia em que se anunciava, por falta de doses, a interrupção da vacinação em quatro capitais chegavam no Paraná 322 mil doses de três laboratórios e nacionalmente a Pfizer cedia um milhão de unidades, enquanto o Butantan fornecia 1,5 milhão da Coronavac. Outros sinais de melhora surgiam como o fato de 288 municípios paulistas não terem óbitos nas últimas semanas. No Brasil, 1.425 mortes entre segunda e terça e 30.574 infecções em 24 horas, no Paraná 95 óbitos e 2.657 infecções, Curitiba com 14 mortes e 514 casos, UTIs com 70% de ocupação, revelando melhora no cenário. Há uma média de 6 fura-filas diários e em Brasília houve prioridade para militares da ativa na fila da vacina e no interior paulista empresas começaram a imunizar seus funcionários. Em Foz do Iguaçu, onde esteve o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, há a ideia de fazer uma experiência massiva como as de São Paulo, o que pegaria bem igualmente pela condição de polo turístico internacional. 

Reação tardia 

A Associação Nacional de Procuradores da República se manifestou abertamente contra a reindicação de Augusto Aras para a PGR e defendeu o retorno da lista tríplice. O fato é que o presidente havia desprezado a praxe e a reação foi extremamente frágil pela corporação. Se a praxe fosse lei havia no que se escudar e o fato é que houve estranheza na precária contestação. Mais um ritual, dentre tantos outros, desrespeitado pelo presidente em sua obstinada postura de lançar o dissenso a tudo que é tido como consenso.   

Cigarro 

"Adão foi feito de barro// amigo me dá um cigarro// de barro foi feito Adão// cigarro não tenho não". Essa dupla quadrinha era cultuada lá pelos anos quarenta, quando não havia ainda a cruzada contra o cigarro. Baniram o fumo da propaganda e o proibiram como um dos maiores males. Pois agora o charme de fumar voltou aos filmes, pelo menos em 20 deles dos 24 que participaram do Festival de Cannes. 

Retorno às aulas 

A justiça determinou o retorno das aulas presenciais na rede municipal de Curitiba e isso se dará no ensino médio com a reabertura de boa parte da rede de colégios com a reação, como sempre, da APP Sindicato. 

Folclore 

Perto do fim do ano epidemiológico há 491 casos de dengue no Paraná. Apesar do nome a endemia nada tem de dengosa.  

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS