| |

Luiz Geraldo Mazza 5m de leitura

Intenção não basta

A saída do ministro Bento Albuquerque da pasta de Minas e Energia é um ato mais forte do que chamar o lucro da Petrobras de "estupro"

ATUALIZAÇÃO
11 de maio de 2022

Luiz Geraldo Mazza
AUTOR

Ontem tivemos mais uma demonstração de que intenções, mesmo quando alardeadas em tom dramático, não mudam a realidade: a saída do ministro Bento Albuquerque da pasta de Minas e Energia é um ato mais forte do que chamar o lucro da Petrobras de "estupro", mas não blinda o governo para a alta da gasolina que comandou o processo de inflação que em doze meses chegou a 12,13%. Já temos oito meses de inflação com dois dígitos. Aguardar solução para os aumentos dos combustíveis lembra a espera teatral de Godot. 

Cassação 

A despeito do sentido ambíguo da invasão da igreja da Ordem pelo vereador Renato Freitas, a Comissão de Ética da Câmara Municipal de Curitiba deu parecer favorável à cassação do mandato. Enquanto isso, grupos de aliados do vereador fazem manifestações diante do legislativo em defesa do petista. 

Mais tensão 

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, permanece no ataque em cima do bolsonarismo e vincula a carga de fake news às ações do presidente de condenação das urnas eletrônicas. A resposta dura do STF às propostas militares como incabíveis não foi unanimidade na Corte. E poucos acreditam que sirva para conter as ações bolsonaristas. 

LEIA TAMBÉM:

Altos e baixos
Agilidade pública

Mobilização 

Do dia 13 em diante teremos praticamente até o fim do mês as assembleias municipais da APP-Sindicato, algumas delas pautando a greve da categoria para obter reajustes negados pelo governo. A impressão que dá é que a referência à greve está na minoria dos editais de convocação, mas que não escapará das discussões sobre sua conveniência.

Front 

Pelo terceiro mês seguido cai a procura por vacina contra a Covid. Entre segunda e terça houve 195 mortes e 20.589 infecções, Curitiba com 2 óbitos, 834 infecções e casos ativos passando de 4 mil. A média móvel de mortes em queda, mas tal não se dá com o número de casos. 

Vendas 

A tendência no mercado não está consolidada, mas mostra crescimento pelo quinto mês consecutivo. 

Empregos 

Um mutirão diferente ontem na romaria à igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro punha em oferta nada mais de 600 empregos num pacto entre a congregação religiosa e empresários interessados. É um avanço forte ao ato de rezar por empregos. 

Emendoduto 

Apesar do lado bom das providências do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, identificando as emendas, o emendoduto é comandado por Márcio Bittar, relator da Lei de Meios, e Eliane Nogueira, suplente do filho Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, tidos os parlamentares como os que mais destinam verbas de emendas, segundo dados da Câmara Alta.

Generais 

A renda de generais na gestão Bolsonaro cresce mais de R$ 300 mil ao ano. Com uma portaria, beneficiando 43 militares da reserva, foram driblados os limites constitucionais. 

Ataque 

Sergio Moro, a cada oportunidade em lives e entrevistas, aponta que boa parte dos ministros do STF são inimigos do combate à corrupção e põe em destaque como o maior deles o ministro Gilmar Mendes. 

Folclore 

O preço do prato-feito subiu 23% em um ano e o vale-refeição acaba antes do fim do mês e a saída é mudar o cardápio nas refeições fora de casa. Há quem confie que a chegada da primavera dará uma estagnada nos preços. Sonhar faz bem até acordar. 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1. 

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS