| |

Luiz Geraldo Mazza 5m de leitura

Black Friday eleitoral

ATUALIZAÇÃO
25 de novembro de 2021

Luiz Geraldo Mazza
AUTOR

De repente surgem novos candidatos presidenciais como uma espécie de Black Friday: Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, pelo PSD, partido do Ratinho Junior; Sergio Moro e Luiz Henrique Mandetta, ex-ministros de Bolsonaro; Simone Tebet pelo MDB, e os que saíram lá na frente, como João Doria e Ciro Gomes e os polarizadores Lula, o ex e o atual presidente. Os alternativos se apresentam como de uma terceira via que ninguém sabe o que é. O eleitor pode reclamar de tudo, menos de falta de opções. É o Black Friday das urnas com seus mistérios nem sempre ponderáveis. 

Flexibilização 

São Paulo anuncia que abolirá máscaras em locais abertos em 11 de dezembro. Infectologistas e epidemiologistas acham precipitado em função do que se dá na Europa com a quarta onda, que já matou 100 mil na Alemanha. Casos ativos baixam em Curitiba de 1.200 pela primeira vez desde junho de 2020. No país entre terça e quarta 273 óbitos e 12.930 infecções, uma leve subida nas incidências, Curitiba com 2 mortes e 58 casos. A Anvisa, novamente contra a vontade de Bolsonaro, quer vacinação para entrada no país. Remédio preventivo (Regn-Cov2) contra Covid é aprovado pela Anvisa para casos leves e moderados. Uma notícia curiosa: dois jogadores do Bayern, que recusaram a vacina, derem positivo para a doença. 

Greve 

Belô teve greve de motoristas do transporte coletivo e agora pilotos e comissários da aviação comercial decidem fazer a sua parando por dois dias (50% em cada) e pedem reposição da inflação. Assim começa a segunda-feira e aqui basta Ratinho Júnior dar reajuste, seja qual for, o Fórum dos sindicatos de barnabés pedirá a reposição dos salários congelados. 

Vida longa

Mesmo com a pandemia a expectativa de vida do brasileiro cresceu 2 meses para 76 anos e 8 meses entre 2019 e 2020. Já a renda do paranaense comum caiu diante da Covid. 

Maior auxílio 

Deputados querem auxílio maior e o relator Marcelo Aro defende correção automática mensal e a pendência levou ao adiamento do debate, que se não for aprovado até 7 de dezembro o Auxílio Brasil perde validade. Deputados querem ainda a elevação das faixas de pobreza e extrema pobreza, o que aborrece a turma do Paulo Guedes e empaca a tramitação. 

Feirão

Inflação e problemas de logística, especialmente a distribuição complicada, travam descontos para a Black Friday. Órgãos de defesa do consumidor têm ajudado a decifrar os enigmas do feirão de promessas. 

Sabatina 

Alguns senadores acham que a resistência de Alcolumbre à sabatina de André Mendonça para o STF, nos quatro meses, poderá render votos contra o indicado pelo presidente. Até hoje só houve um caso de rejeição. 

Palangana 

Um dos problemas do porto de Paranaguá está nas pedras da Palangana, acidente próximo na baía, e agora o TRF4 decidiu regular a dragagem da área. 

Ventos  

Ventos fortes obrigaram ao cancelamento dos voos de balões nas festas natalinas do Jardim Botânico. Por sinal que havia previsão e alerta da Defesa Civil novamente na região sul para a repetição do fenômeno.   

Folclore 

No momento em que recebia a medalha do Mérito Legislativo na Câmara Federal, o presidente Bolsonaro ouviu a oposição, aos gritos, chamá-lo de mito e genocida. Aos aliados garantiu que a sua ida ao PL está segura: "o casamento sai". 

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS