| |

Luiz Geraldo Mazza 5m de leitura

A tragédia

O atirador preso e duas pessoas mortas e uma comunidade arrasada, eis o balanço da tragédia da escola Helena Kolody, em Cambé

ATUALIZAÇÃO
21 de junho de 2023

Diego Prazeres
AUTOR

O atirador preso e duas pessoas mortas e uma comunidade arrasada, eis o balanço da tragédia da escola Helena Kolody, em Cambé. Agora o tema protecionista das unidades escolares é a prioridade nacional e governos voltam a avaliar medidas preventivas. 

Drogas 

Em dois dias ações de rotina da PF apreenderam drogas em Cruzeiro do Oeste e São José dos Pinhais: três toneladas no primeiro e quatro no segundo. 

Lula internacional

O Papa espera visita de Lula na semana para abrir caminho até Putin como mediador da paz na Ucrânia. Lula e o líder cubano são vistos como canal com o Kremlin. Cresceu e muito o peso diplomático da Ásia na agenda brasileira. Quem iniciou esse rumo foi FHC, que avançou nos primeiros mandatos de Lula e se consolidou com as visitas do presidente à China e Japão.                                             

Queda de juros 

Figuras que participam do relatório Focus do BC entendem que já em agosto a taxa Selic sofra corte e chegue em dezembro a 12,25%, distante o suficiente dos atuais 13,75%. Nestes dias o dólar caiu a R$ 4,78, menor mínima em 13 meses. 

Semelhanças 

São muitas as semelhanças entre Trump e Bolsonaro, ambos sujeitos ao cartão vermelho, mas a defesa do americano é mais sustentável. Declarada a inelegibilidade de Bolsonaro, bem possível nas disposições do TSE,  ele permanecerá fora do páreo por três corridas. Lá como aqui o vitimalismo funciona.

Covid 

Breque nas vacinações preocupa e um dos fatores é a da relativamente baixa frequência. O último boletim da Saúde anotava 1,420 infecção e 25 óbitos.

Robótica 

O kit de robótica (União dos Palmares, Alagoas) está há 1 ano e três meses com reduto de Arthur Lira e a origem de compra, via emenda do relator, é suspeita. Há ansiedade tanto em professores como em alunos que a novidade comece a funcionar. 

Pressão

A  pressão do centrão para ficar com a pasta da Saúde é o tormento do momento. Padilha, das Relações Institucionais, nega que Arthur Lira, presidente da Câmara, tenha feito tal pedido, mas a especulação é forte demais e tirou a tranquilidade da ministra Nísia Andrade, que argumenta que o seu ministério é técnico num país desigual e diverso como o Brasil.                                                                          

Fake news 

Dava-se prioridade ao projeto legislativo das fake news, que não pode ser sustentada diante dos impasses da trajetória que acabou por isso saindo do radar das votações.

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS