Você tem o costume de comer frutas durante o café da manhã? Eu, particular e infelizmente, não. Primeiro porque dificilmente eu degusto um bom e bem servido café da manhã. E segundo porque a gente entra na correria da rotina e acaba optando por itens menos trabalhosos. Até por isso, talvez, a gente tem a ideia de que as frutas circundam o café da manhã de hotéis e pousadas. E aí, sim, é que a gente se esbalda! Afinal, qual sua fruta preferida no café da manhã?

LEIA TAMBÉM:

Café turco: do pó moído à leitura do destino

Inegavelmente fruta faz bem. Ricas em fibras e nutrientes, as frutas complementam a alimentação e geram uma série de benefícios ao organismo. Algumas até fazem com que nosso organismo funcione melhor. Algumas frutas que não podem faltar no café da manhã são banana, maçã e mamão. Essas são as mais comuns. Entretanto, é possível degustar algumas mais exóticas, dependendo da região e da estação do ano. Outras que são muito encontradas são melão, pitaya e melancia.

Poderíamos citar um sem-número de variedade de frutas: abacate, goiaba, morango, amora, manga, pêssego, caqui, laranja, tangerina e kiwi, por exemplo. Tem gente que prefere misturar as frutas com outros ingredientes. Banana com leite, cereais e granola. Ou com mel, fica bom também. Até com chocolate, Nutella e leite ninho está valendo. Uma boa opção é bater uma deliciosa vitamina com abacate, banana, mamão e morango. Cada um escolhe a fruta que mais gostar.

Além disso, preparar sucos deliciosos com as opções que estiverem disponíveis também é super válido. Ficam deliciosos os sucos de melão, de melancia, de frutas vermelhas. Até dá para misturar com verduras: couve é uma excelente opção. E, assim, o limão que é muito cítrico e azedo pode ser consumido deliciosamente à vontade, já que é bastante incomum consumi-lo in natura no café da manhã.

Não importa qual seja a opção e a escolha, o importante é incluir a fruta no café da manhã. Misturada com outros ingredientes ou feitas em forma de suco, certamente nosso organismo absorverá os nutrientes que precisa. Aí vai depender de que tipo de fruta cada um gosta e de qual a melhor para cada organismo. Algumas soltam mais o intestino que outras, enquanto umas saciam melhor que outras. Apesar disso, não podemos nos esquecer de ingerir proteínas e carboidratos.

Embora eu não seja muito do café da manhã, especialistas defendem que é a refeição mais importante do dia. Portanto, frutas nela!

* A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.