| |

Abraham Shapiro 5m de leitura

Mude sua perspectiva

ATUALIZAÇÃO
23 de junho de 2022

Abraham Shapiro
AUTOR

Certa vez li um livro que foi escrito há pelo menos dois mil anos, cujo nome é: “Um homem acima das nuvens”. Neste livro, o personagem principal é dotado da capacidade de voar e ver o mundo desde cima. Lá do alto, quando olha para a terra, ele vê que tudo se torna muito pequeno – as pessoas ricas, as guerras, a pobreza, os impérios etc. Neste exato momento, ele percebe que, desde a nova perspectiva em que se encontra, todas suas batalhas pessoais e preocupações se tornam insignificantes.

Eu fico imaginando que naqueles tempos este exercício era apenas teórico, já que a maior altura a que alguém conseguia chegar era o topo de uma montanha. Mas hoje, com toda a tecnologia de aeronaves, o ser humano é capaz de uma visão aérea realmente muito maior, a ponto de que Edgar Mitchell, um astronauta da Apollo 14 e sexto homem a pisar na lua, declarou numa entrevista que  “no espaço exterior, desenvolvemos uma consciência global instantânea que valoriza muito mais as pessoas do que as coisas ou dos problemas. É uma insatisfação intensa com o estado do mundo e uma compulsão de fazer alguma coisa a respeito. De lá da Lua” – continua Mitchell –  “a política internacional parece desprezível a ponto de dar vontade de agarrar um político pelo colarinho e arrastá-lo quatrocentos mil quilômetros acima do chão e dizer: ‘Olhe para isto, seu imbecil!’

”Eu acredito e tenho comprovado que mudar a perspectiva e olhar tudo desde cima seja uma tática que, no mínimo, nos encoraja a buscar soluções em que não pensamos ou talvez jamais sequer tenhamos imaginado.

Por que você não tenta?

...

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.

...

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS