Você conhece a 'Síndrome de FOMO'? F.O.M.O. é uma nova sigla em inglês que está rodando o mundo. Letra por letra: Fear of Missing Out. Em português: ‘Medo de Ficar de Fora’. É o que acontece quando as pessoas se sentem ansiosas por não estarem participando de algo de que outros estão, especialmente das coisas mais frequentemente compartilhadas nas redes sociais.

A ‘Síndrome de FOMO’ pode fazer alguém se sentir solitário, triste e até melancólico porque parece que todos estão se divertindo sem ele.

Esse problema ocorre seguidamente porque as redes sociais nos empurram à tendência de ver apenas os melhores momentos das outras pessoas – ou momentos teatralizados por elas –, deixando a impressão de que a nossa vida é menos interessante e importante.

Isso é péssimo para a saúde mental de quem se deixa afetar. Pode-se chegar a ponto de sofrer distúrbios de sono e outros desvios.

Uma boa ideia para lidar com a Síndrome de FOMO é reduzir o tempo nas redes sociais e aumentar atividades do mundo real, como encontros face a face com amigos e família. Concentrar a atenção, o foco pleno, e praticar hobbies que não envolvam a internet também são alternativas viáveis.

Mas àqueles que sentem já ter avançado a linha da normalidade de tempo na rede mundial, eu aconselho a fazer pausas periódicas à qual chamo ‘detox digital’. Essa atitude trará bons sentimentos e, com o tempo, poderá recobrar a visão e a percepção de que a vida real é muito mais valiosa do que os sorrisinhos falsos postados nas mídias online. Afinal, é passada a hora de tomarmos o pé de que estamos à beira de ser uma geração de fotos sorridentes e travesseiros encharcados.