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ABRAHAM SHAPIRO 5m de leitura

Como manter viva a sua empresa

ATUALIZAÇÃO
11 de fevereiro de 2022

Abraham Shapiro
AUTOR

“Fritar o peixe e cuidar do gato”. Esta é a máxima que nos adverte a prestar atenção tanto ao que devemos realizar quanto às possíveis ameaças e riscos.

Então eu pergunto: o que é mais importante: atender com excelência os nossos clientes, ou vencer a concorrência?

A resposta certa é: as duas coisas, é claro.

Mas há um fato real e atual que precisa ser lembrado. No momento presente está difícil demais fazer ambas simultaneamente – além de todas as outras que não podemos ignorar  a fim de manter vivos os nossos negócios.

Levando-se em conta que ‘cliente é aquele que volta a comprar’,  se você dedicar todo o seu esforço a oferecer uma solução viável e acessível à necessidade do seu público-alvo e  fizer a entrega desta solução de modo que supere as expectativas, isto sim irá garantir que ele volte a comprar e, a mais, que a sua empresa tenha lucro.

E como fica o olho sobre a concorrência? Na medida do possível, procure saber ‘o que’ e ‘quanto’ ela está fazendo mais e melhor do que você. Mas não fique obcecado nisso.

Olhe, sim, para o que a sua equipe está a dever naquilo que o cliente espera, pois nada é maior e mais sagrado em qualquer negócio que a satisfação do cliente.

Prometa na medida e entregue um pouco mais, sem trair os seus custos.  Isto, sim,  é encantar o cliente, e não fazer palhaçadas, puxar-saco ou mandar flores, bombons e cartões de amor.

...

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.

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