A secretaria municipal de Saúde avisa que ninguém deve sair de casa em busca da vacina contra a gripe. A Campanha começa em todo o Brasil nesta segunda-feira (23), priorizando os grupos de risco, como pessoas acima de 60 anos e profissionais de saúde. Em Londrina, idosos acima de 80 anos ou acamados serão vacinados em casa, pessoas entre 60 e 79 anos devem aguardar agendamento por meio das UBS (Unidade Básica de Saúde) e profissionais de saúde serão imunizados nos locais de trabalho.

Imagem ilustrativa da imagem Idosos de Londrina não devem sair de casa para vacinação contra a gripe
| Foto: Vivian Honorato/NCom

O Ministério da Saúde adiantou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza), normalmente iniciada em abril, para este mês de março como estratégia de redução de números de pessoas com doenças respiratórias. A proposta é que menos pessoas procurem atendimento em meio à pandemia do novo coronavírus. Como a orientação é que as pessoas não saiam de casa, a prefeitura municipal de Londrina montou planos estratégicos da imunização dos grupos de risco.

LEIA TAMBÉM:

Como cuidar da alimentação e da imunidade durante pandemia de coronavírus

Londrina se recolhe para evitar disseminação de vírus

ACIMA DE 80 ANOS

Na primeira semana da Campanha, que se inicia nesta segunda-feira (23), os agentes de saúde irão até a residências dos idosos com 80 anos ou mais e também daqueles idosos que estejam acamados ou tenham alguma doença crônica. “Nossos agentes irão nas residências dos idosos com mais de 80 anos, dos acamados e daqueles que tenham alguma comorbidade, seja diabetes, hipertensão, doenças crônicas, esses são público prioritário e nessa primeira etapa receberão a vacina em seus domicílios”, afirma o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

A secretaria avisa que não é necessário que as pessoas liguem para as unidades pedindo a vacina em casa, pois a prefeitura já possui um mapeamento dessas pessoas. “Nós temos essa estatística por UBS, nossos técnicos já fazem as visitas dentro do Programa de Saúde da Família, por isso nós temos a condição de fazer essa busca ativa direcionada”, afirma.

“Essa estratégia vai se estender durante toda a semana, acreditamos que até sexta-feira (27) todos os idosos que se enquadram nesse grupo prioritário inicial terão recebido em seu domicílio a vacina contra a gripe", acrescenta.

IDOSOS ACIMA DOS 60 ANOS

Mesmo aqueles que estão com boa saúde não devem buscar a vacina nas UBS. As equipes da prefeitura ligarão para as pessoas entre 60 e 80 anos para realizar os agendamentos da vacinação. “Nós vamos agendar para que não cause aglomerações dentro das UBS e vamos fazer a vacinação em um dia exclusivo, que provavelmente será aos sábados (a partir do dia 28), com horários espaçados, limitando o número de idosos agendados, para que a gente possa proteger nossa população idosa”, afirma.

Os idosos devem esperar as unidades entrarem em contato, mas aqueles que tiverem dúvida sobre o agendamento, podem buscar informação na UBS do seu bairro. O telefone pode ser encontrado na página da Secretaria Municipal de Saúde, no Portal da Prefeitura.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Trabalhadores de toda a rede de saúde devem ser vacinados nos próprios locais de trabalho. “Neste momento, vamos dar prioridade aos hospitais terciários, que atendem diretamente pessoas com suspeitas de quadro respiratório. Os profissionais da Atenção Básica, de Urgência e Emergência e toda nossa rede municipal de saúde, também vão receber as doses em suas unidades. Para os demais, vamos divulgar em breve como será a distribuição”, detalhou Sônia Fernandes, diretora de Vigilância em Saúde do Município.

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E PACIENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS

A segunda etapa de vacinação se inicia em 16 de abril e vai abranger professores da rede pública e privada, profissionais das forças de segurança e resgate, e pacientes com doenças crônicas (diabetes, asma, hipertensão, transplantados, fibrose cística, entre outras).

OUTROS GRUPOS

A partir do dia 9 de maio, crianças de 6 meses até 6 anos, gestantes, mulheres no pós-parto (puérperas), servidores das unidades prisionais, população indígena e adultos com idade de 55 a 59 anos receberão suas doses.

NÃO PROCURE A UBS PARA VACINA!

Machado orientou que as unidades de saúde, privadas e públicas, estão evitando aglomerações, portanto, orienta que só busquem ajuda nesses locais aquelas pessoas que estão em situação de alarme. “Pode ser uma falta de ar, febre alta recorrente que não passa por mais de dois ou três dias, aí sim é necessário buscar atendimento em uma UBS”, defende. “Ninguém deve buscar UBS para receber vacina da gripe, estamos montando estratégia, faremos isso em relação a todo público-alvo, evitando que várias pessoas fiquem no mesmo local”, afirma.

LEIA MAIS:

Durante pandemia, londrinenses enfrentam dificuldade para comprar cloroquina

HU de Londrina apresenta plano de contingência e esclarece fake news