| |

Bola pro Mato - Thiago Mossini 5m de leitura

A parceria entre o fenômeno da bola e o dos negócios

ATUALIZAÇÃO
29 de setembro de 2017


AUTOR

Ronaldo Fenômeno com Carlos Wizard Martins durante inauguração da unidade de Orlando (EUA) da Ronaldo Academy, em julho passado



Imagine a união de um fenômeno do mundo dos negócios e rei das franquias, a um fenômeno do futebol, que ganhou tudo o que é possível e é ídolo de gerações. Pois dessa união surgiu a Ronaldo Academy, a escola de futebol do ex-jogador Ronaldo Fenômeno e do empresário curitibano Carlos Wizard Martins. Ronaldo dispensa apresentações. Um dos maiores jogadores de todos os tempos espalhou mais de 100 unidades de sua escola pelo mundo e para isso contou com a ajuda de Martins, um dos principais empresários do Brasil, empreendedor serial e referência no mundo dos negócios. Ele fundou em 1987 a escola de idiomas Wizard. Mais tarde adquiriu outras oito redes de ensino, como Yázigi, Microlins e Skill, formando o Grupo Multi Educação, que em 2013 foi vendido para a britânica Pearson por R$ 2 bilhões. Atualmente, é dono do Mundo Verde, maior rede de produtos naturais da América Latina, das marcas Topper e Rainha, ambas da Alpargatas, da rede de comida mexicana Taco Bell, Aloha Oils e, mais recentemente, se associou ao empresário Flávio Augusto da Silva e anunciou o investimento de R$ 200 milhões na aquisição de 35% da rede de escolas de idiomas Wise Up, retornando ao setor de educação.

Com esse apetite empreendedor, ele não pensou duas vezes ao receber o convite do Fenômeno em 2015. "Foi uma aposta ambiciosa e desafiadora. Ronaldo juntaria seu DNA vitorioso ao nosso know-how em franquias. O Ronaldo tinha um compromisso com um patrocinador nos Estados Unidos e acabamos nos encontrando. Ele me disse: 'Eu sou um fenômeno do futebol e você é um fenômeno da franquia. Por que não nos juntamos?'. Ele queria fazer uma escola de futebol para crianças e jovens no Brasil e nos Estados Unidos. Apertamos as mãos e fechamos um acordo. Hoje, a Ronaldo Academy possui 100 unidades comercializadas no Brasil, EUA, China, Colômbia e México", conta Martins, em entrevista ao Bola Pro Mato.

Torcedor do Coritiba, Martins é boleirão apenas quando está com os netos e revela que o mundo do futebol é novo para ele. "Como investidor, sim! Mas eu costumo jogar futebol com meus netos, em casa. É bem verdade que eles têm mais habilidade e jogam no ataque. Com eles eu jogo na defesa e ainda deixo os netos marcar gols no avô. (risos)", brinca.

Martins viu o tino do ex-jogador para os negócios e ressalta a dedicação de Ronaldo no mundo empresarial. "O lado empreendedor de Ronaldo sempre chamou a atenção de todos. Desde que deixou os gramados, o Fenômeno focou em sua carreira no mundo dos negócios e transformou-se em um business man do esporte, com apostas sempre baseadas não só nos estudos daqueles que o cercam, mas também em sua visão intuitiva", destacou.

A empreitada na Ronaldo Academy não é a primeira investida de Martins no mundo esportivo. Ele já atua no ramo de materiais esportivos com a Saucony, Topper e a Rainha. "Uma das diretrizes do nosso grupo é buscar negócios que, além de serem rentáveis e com alto potencial de crescimento, gerem bem-estar. O setor esportivo faz parte de nossa estratégia global e tem ainda muito a ser explorado, com o constante crescimento do interesse do brasileiro pela prática de atividades físicas. Foi com esse pensamento que criamos a BR Sports, que hoje tem marcas muito bem posicionadas no esporte: Topper no futebol, Rainha no lifestyle esportivo e Saucony na corrida", frisou, antes de descartar aventurar-se no gerenciamento de carreiras de atletas e clubes. "Nesse momento, não é algo que esteja nos meus planos".

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS