Imagem ilustrativa da imagem Palestra online aborda alimentação saudável na pandemia
| Foto: Divulgação/Pixabay

Na próxima quinta-feira (9), às 19h, a Escola de Governo da Prefeitura de Londrina vai realizar a palestra “Dieta saudável na pandemia: é possível?”, ministrada pela nutricionista clínica ortomolecular, Sumaya Cristine Brandão. Qualquer pessoa interessada pode participar, gratuitamente, do encontro on-line.

Para isso, basta acessar o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado), da Prefeitura de Londrina e se inscrever. Após inscrito, o participante vai receber um link para acessar a plataforma virtual de transmissão da palestra em tempo real. Não há limite de vagas.

A intenção é sanar uma demanda que surgiu com a pandemia, quando muitas pessoas precisaram mudar drasticamente suas rotinas de trabalho e afazeres pessoais, como os cuidados com filhos e com a casa. “O fato de as pessoas trazerem o trabalho para casa fez com que o estresse e a ansiedade aumentassem muito, e isso interferiu no ritmo familiar e na convivência como um todo. Isso causou uma busca maior por recompensas através da alimentação. Nosso cérebro, para ter uma sensação de bem-estar, precisa estar com o nível de dopamina e outros neurotransmissores mais altos. Por isso, todas as vezes que buscamos essa sensação, consumimos mais açúcar, carboidratos, gorduras e lácteos. Porém, esses alimentos aumentam a dopamina por pequenos períodos e, para a saúde, trazem muitos problemas como doenças cardíacas e colesterol alterado”, explicou a nutricionista ortomolecular, Sumaya Cristine Brandão.

Cientes disso, os organizadores da Escola de Governo decidiram mostrar o que é uma dieta saudável e como ela pode garantir uma boa nutrição e, consequentemente, um funcionamento equilibrado do corpo humano. Os alimentos in natura, como frutas, verduras, legumes e carnes, são essenciais para isso.

“Uma dieta saudável é composta por alimentos de verdade, que são minimamente processados, que conseguimos manter no dia a dia. Através dela, nosso corpo recebe todos os nutrientes que precisa, como proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais, e produz hormônios, enzimas e todas as substâncias que serão usadas para seu funcionamento adequado”, lembrou Brandão.

Leia também: Adultos com paladar infantil: o que fazer?

Além desse encontro, a nutricionista deve participar de mais duas lives no próximo mês. “Nossa preocupação inicial foi com os nossos servidores, mas optamos por ampliar as palestras para toda a população, porque estamos passando por um período de pandemia, que não tem sido fácil para ninguém. Por isso, precisamos cuidar de nós mesmos e fortalecer nossa saúde, para melhorar o sistema imunológico e conseguir cuidar dos outros também”, disse a coordenadora técnico-pedagógica da Escola de Governo, Verediana Silva.

A palestra “Dieta saudável na pandemia” dará início a uma série de encontros, que abordarão questões sobre a saúde física e mental. O ciclo terá palestras quinzenais e trará outros assuntos, como ansiedade e prevenção do suicídio. “A Escola de Governo tem feito uma série de cursos e agora estamos inovando com uma série de lives, para poder trazer informações para a comunidade. Essa questão da alimentação saudável é fundamental para termos mais qualidade de vida às pessoas”, disse o secretário de Governo, Alex Canziani.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.