Há 25 anos, Tamarana foi desmembrada de Londrina. O município que tinha 9,7 mil no Censo de 2000 viu sua população aumentar em mais de 50% e atualmente, abriga 15,2 mil moradores. O corretor imobiliário Ademir Ferreira, ex-vereador de Tamarana, foi um dos líderes do movimento emancipacionista União dos Amigos de Tamarana.

Ele lembra que o movimento surgiu da dificuldade que Tamarana encontrava de conseguir alguma benfeitoria quando ainda era um distrito de Londrina. “Para trocar uma torneira que estivesse vazando no cemitério, tinha que falar com o subprefeito, que tinha que ir a Londrina para falar com os secretários, que precisavam conversar com o prefeito para autorizar essa substituição. Traduzindo, era um problema imenso.”

Antes da emancipação Tamarana possuía 7.700 habitantes e hoje tem mais de 15 mil.
Antes da emancipação Tamarana possuía 7.700 habitantes e hoje tem mais de 15 mil. | Foto: Vítor Ogawa/Grupo Folha

“Naquela época tínhamos 7.700 habitantes e dependíamos de Londrina para tudo. Quando nos emancipamos, nada nos foi deixado. Nós pegamos o município e não tínhamos nem um papel assinado pelo governador Roberto Requião com a lei da emancipação. A gente correu muito atrás para conseguir tudo. Elegemos a primeira legislatura da Câmara e o Edson Siena como prefeito, que foi ex-vereador de Londrina.”

Ele revelou que nesse processo, eles foram várias vezes a Curitiba. “Conseguimos os primeiros móveis para a Câmara do Município por doações da Secretaria de Saúde de Curitiba. Fomos estruturando o município e, hoje, eu posso falar categoricamente para você que, para a população de Tamarana, a emancipação foi muito benéfica. Hoje, Tamarana tem mais de 15 mil habitantes, com um parque de máquinas, que eu creio que seja até maior do que o de Londrina”, estima.

Imagem ilustrativa da imagem Desmembrada de Londrina, Tamarana tem um dos maiores crescimentos populacionais
| Foto: Vitor Ogawa

“Hoje temos patrola, motoniveladoras e outros maquinários para cuidar de nossa malha viária, que possui mais de 800 km. As estradas estão todas bem cuidadas.” Ele ressaltou que, indiferentemente de quem estiver à frente da prefeitura, Tamarana está bem. O orçamento do município é bom e a tendência é só crescer. Eu sou suspeito de falar porque sou emancipacionista”, diz.

Imagem ilustrativa da imagem Desmembrada de Londrina, Tamarana tem um dos maiores crescimentos populacionais
| Foto: Vitor Ogawa

Ele ressaltou que anteriormente, para tirar uma carteira de identidade ou para tirar uma carteira de trabalho, as pessoas precisavam percorrer 85 km e hoje isso é feito em Tamarana mesmo. “Tamarana possui um hospital municipal e hoje, lá no Incra, tem ambulância que pega o paciente e traz aqui. A cidade tem posto de saúde em tudo quanto é bairro”, destaca.

O vice-prefeito de Tamarana, João Batista Pereira, conhecido como João Vanite (PSDB) tem 67 anos e mora na localidade desde os 8 anos de idade. Ele ressaltou que a cidade melhorou muito desde a emancipação, principalmente no comércio. “Eu vejo que Tamarana evoluiu e cresceu muito depois que se emancipou. A gente não está aqui para falar mal de nenhuma gestão e de nenhum gestor, mas Tamarana ficou amarrada por muito tempo”, comentou.

Imagem ilustrativa da imagem Desmembrada de Londrina, Tamarana tem um dos maiores crescimentos populacionais
| Foto: Vitor Ogawa - Grupo Folha

Ele ressalta que hoje o caixa da prefeitura é superavitário e a qualidade de vida melhorou . “Dependíamos muito de Londrina. Ainda dependemos de lá para muitas coisas, mas agora, no geral, o munícipe de Tamarana está sendo muito bem atendido”, destacou. “Ainda somos carentes de alguma coisa, mas hoje temos uma estrutura de um hospital que está atendendo bem.”, lista.

Ele analisa que outros municípios pequenos, como Mauá da Serra e Sabáudia, estão com bons resultados econômicos. “O que eles fizeram para se desenvolver? Os gestores e as pessoas públicas se organizaram e criaram um parque industrial e buscaram empresas para dar emprego para o povo. Como há a renda deles, as coisas se desenvolvem", avalia.

PR-445

A duplicação da PR-445 é vista como uma oportunidade de crescimento para o município. João Vanite acredita que a obra será fundamental para a cidade atrair muito investidor”, vislumbra. De acordo com o vice-prefeito, um dos maiores desafios da cidade é o de gerar empregos. "Hoje saem dois ônibus lotados de Tamarana toda manhã, repleto de pessoas que vão trabalhar em Londrina. Dessas pessoas, eu acredito que pelo menos 50% poderia trabalhar aqui”, defende.

Ele vislumbra que Tamarana deveria desenvolver mais a agroindústria, integrando a produção da agricultura familiar. “Hoje temos muitos produtores de hortaliças. Temos uma bacia leiteira muito boa. Nós temos que apoiar esses pequenos e médios agricultores”, reconhece. "Tamarana é um lugar de pessoas trabalhadoras. Queremos crescer, porque hoje a dificuldade é imensa. Nós enfrentamos um ano de dificuldades, mas nós temos esperança que em 2022 grandes coisas vão acontecer", anima-se.

LEIA TAMBÉM: