Buscando garantir neste domingo (30) um segundo turno das Eleições 2022 com menos fila, a Justiça Eleitoral em Londrina vem se preparando nos últimos dias com maior atenção no transporte das urnas eletrônicas.

O travamento de alguns equipamentos no primeiro turno e outros problemas técnicos ocasionados por componentes internos danificados durante o deslocamento até os locais de votação estão entre os fatores que geraram grandes filas nas seções eleitorais na cidade no dia 2 de outubro.

No primeiro turno, somente na 41ª zona eleitoral, a maior da cidade com 100.260 eleitores, foram substituídas 11 urnas. “E outras foram travando durante a votação, interrompendo o fluxo da votação mais de uma vez durante o dia. Uma equipe técnica detectou, de forma clara, que em algumas urnas o problema ocorreu porque componentes internos ficaram desconectados pela falta de cuidado no transporte”, diz o juiz eleitoral, Maurício Boer.

Durante a semana, uma reunião foi realizada entre juízes eleitorais e representantes da empresa responsável pelo transporte das urnas para os 146 locais de votação em Londrina, para que o serviço seja executado com maior cautela neste domingo. “Temos a expectativa que esse problema será superado ou minimizado. Aliado ao fato de termos só um cargo (para presidente da República) em disputa no Paraná, prevemos um segundo turno muito mais tranquilo e sem filas”, afirma Boer.

De acordo com ele, as urnas já estão organizadas conforme os roteiros para as quatro zonas eleitorais em Londrina. “As primeiras já começaram a ser carregadas na tarde de sexta-feira (28) para as áreas mais distantes do centro e neste sábado todas as seções já receberão as urnas”, explica.

No dia 25 de outubro, as urnas passaram pelo processo de auditoria no Fórum Eleitoral. Participaram do evento servidores da Justiça Eleitoral e MP-PR (Ministério Público do Paraná). Durante a cerimônia, foram escolhidos aleatoriamente dois aparelhos de cada zona eleitoral.

LEIA TAMBÉM:

= Aflição e otimismo nas cidades mais bolsonarista e lulista do PR

= Domingo de eleição não é feriado, mas empresas devem liberar funcionários

= Na eleição mais tensa dos últimos tempos, a busca pelo voto até o fim

ELEITOR LONDRINENSE

Em Londrina, são 393.687 eleitores divididos em 1.139 seções. No primeiro turno, cerca de 320 mil eleitores compareceram às urnas. A Justiça Eleitoral em Londrina também é responsável pelas eleições em Tamarana (Região Metropolitana de Londrina), que tem 8.372 pessoas aptas a votar. São três zonas eleitorais em Londrina e uma em Tamarana.

Dados do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) apontam que a idade média do eleitor em Londrina é de 45 anos. São 141.651 na faixa etária de 40 e 59 anos; 114.624 dos 25 a 39 anos e 90.377 acima de 60 anos. O eleitorado feminino é maioria com 54,4%. Em todo o País, mais de 156 milhões de brasileiras e brasileiros estão aptos a votar em 5.570 cidades e em 181 localidades no exterior. Além da escolha para presidência da República, em 12 estados haverá disputa para governador no segundo turno.

DOCUMENTOS

No momento da votação, os eleitores devem apresentar documento oficial com foto. Para aqueles que já fizeram o cadastro biométrico, o e-Título possui foto e serve como documento de identificação. Quem não tem a biometria cadastrada precisa levar um documento oficial com foto, que pode ser a identidade (RG); passaporte; carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação.

Vale destacar que aqueles que estavam em situação regular, mas não votaram no primeiro turno, podem comparecer às urnas no segundo turno normalmente.

Imagem ilustrativa da imagem Transporte de urnas em Londrina ganha atenção especial no 2º turno
| Foto: SECOM/TRE-PR

DISQUE-ELEITOR

O TRE-PR terá um plantão gratuito do Disque-Eleitor 0800 640 8400 para todo o Estado. O horário de atendimento será das 8h às 17h neste sábado (29) e das 7h às 17h no domingo (30). Os eleitores também podem acessar os serviços do TRE-PR pelo (41) 3330-8500 (WhatsApp) ou pelo tira-dúvidas por este link.

TRANSPORTE GRATUITO

Diferente do primeiro turno, os londrinenses contarão com transporte coletivo gratuito neste domingo (30). A gratuidade valerá a partir da 0h até 23h59. Segundo a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), as linhas irão operar com tabelas especiais, contando com um número maior de horários para atender a demanda de usuários.

Durante o dia, os fiscais da companhia e das concessionárias TCGL e Londrisul estarão nos terminais de integração para monitorar a circulação dos ônibus. O prefeito Marcelo Belinati informou que a medida visa proporcionar a eleitores de baixa renda, pobres e desempregados a oportunidade de exercerem seu direito democrático de votar.

SEGURANÇA

A segurança nos locais de votação também foi discutida entre representantes da Justiça Eleitoral em Londrina com a Guarda Municipal e Polícias Federal, Civil e Militar. “Também é uma preocupação nossa a segurança no pós-eleição. Estamos trabalhando para um domingo tranquilo, com transparência e segurança para todos”, diz o juiz eleitoral Maurício Boer.

Segundo o major Élio Boing, subcomandante do 5º BPM de Londrina, o problema maior que pode ocorrer é com o resultado da eleição. "Teremos um candidato que será eleito presidente da República e eventuais inconformismos podem tomar as ruas da cidade”, afirma. Haverá policiamento em cada local de votação e, durante a apuração, todas as equipes irão para as ruas, principalmente nos tradicionais locais de aglomeração.

Agentes da Guarda Municipal de Londrina irão intensificar a segurança de 43 locais de votação, sediados em escolas municipais das regiões leste, oeste, sul e central. Ao todo, 86 guardas municipais estão escalados para permanecer nos 43 pontos das 7h30 até o recolhimento dos malotes com os votos e à liberação dos presidentes das seções eleitorais. Outras 13 equipes em viaturas, também reforçarão a segurança por meio de rondas preventivas, inclusive na zona rural.

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, afirmou na quinta-feira (27) que o esquema de segurança para o segundo turno das eleições, no próximo domingo será o mesmo utilizado durante o primeiro dia de pleito eleitoral. “Ao todo, contaremos com a atuação de mais de 7.500 policiais, além de um efetivo de contingência, que será acionado somente em caso de necessidade. Nossa intenção é garantir a segurança de toda a população durante o pleito eleitoral, para que os paranaenses votem com tranquilidade”, completou.

¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1