| |

Política 5m de leitura

Profis deve ser votado semana que vem na Câmara Municipal

Apesar de não ter pedido urgência na tramitação, Município espera começar programa no final de maio

ATUALIZAÇÃO
04 de maio de 2022

Rafael Machado - Grupo Folha
AUTOR

O projeto do Profis 2022 (Programa de Regularização Fiscal) pode entrar na pauta da sessão da próxima terça-feira (10) da Câmara Municipal. O último "obstáculo" era a Comissão de Finanças, que aprovou a proposta nesta quarta. Este é o sexto ano consecutivo que a Prefeitura de Londrina concede facilidades fiscais aos contribuintes que possuem dívidas. 

 

"Espero uma votação rápida. Os vereadores estão sensíveis e certamente vão agilizar o processo. O secretário de Fazenda me disse que, a Câmara aprovando, o prefeito sanciona no dia seguinte. Daí é questão de tempo pra regularização de fato começar", informou o vereador Fernando Madureira (PP), líder de Marcelo Belinati (PP) no Legislativo. 

LEIA MAIS

Prefeitura encaminha Profis 2022 para Câmara Municipal

Se os parlamentares aprovarem na terça, o texto pode ser analisado em segundo turno já na quinta da semana que vem. O Executivo não pediu a tramitação do projeto em regime de urgência. A expectativa é arrecadar mais de R$ 40 milhões. 

De acordo com o vereador Eduardo Tominaga (PSD), o Profis deve ser adotado em casos extraordinários. "Tem momentos que é preciso analisar o contexto econômico pra implantar um programa como esse. Acho que a realidade atual, com o pós-pandemia, permite o parcelamento de débitos", argumentou. 

COMO VAI SER  

Segundo o projeto, o prazo para adesão varia de 31 de maio a 21 de dezembro deste ano. Para pagamento à vista, o desconto alterna de 100% a 70% dependendo do mês. O benefício oscila também se o contribuinte optar por parcelar até o final deste ou do próximo ano. A sugestão para estender a facilidade até 2023 é resultado de uma emenda apresentada na Câmara. Veja o quadro completo abaixo:

 

A Secretaria de Fazenda terminou 2021 com a menor taxa de inadimplência dos últimos 10 anos. 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS