Cerca de um mês após assinar sua filiação ao MDB, o deputado estadual Tercílio Turini lança sua pré-candidatura à Prefeitura de Londrina neste sábado (27), às 9h, no Hotel Crystal, em um encontro estadual que deve reunir 500 pessoas. O evento terá a presença do presidente nacional do partido, Baleia Rossi, do presidente estadual, Anibelli Neto, e do deputado federal Sergio Souza.

Turini migrou para o MDB ao perceber que o caminho para uma pré-candidatura estava “congestionado” no PSD do governador Ratinho Junior. A legenda acabou optando pelo deputado estadual Tiago Amaral, mas outros parlamentares eram cotados para concorrer. A saída ocorreu com aval dos diretórios estadual e nacional do PSD.

Em entrevista à FOLHA, Turini afirma que o encontro de sábado vai reunir prefeitos, pré-candidatos e lideranças de vários municípios do Paraná. Entre as cidades grandes do estado, Londrina possivelmente será a única com candidatura emedebista.

“A nossa pré-candidatura será a vitrine do MDB. É a segunda maior cidade do estado, com candidatura própria”, pontuando que o quadro eleitoral da cidade indica que o pleito deverá seguir para o segundo turno.

“Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, o segundo turno é importante para aprofundar o debate na cidade. É importante para isso e para a cidade conhecer melhor os dois candidatos [mais votados no primeiro turno] e as propostas. E os candidatos, seguramente, no segundo turno vão firmar compromissos mais profundos com a cidade”, acrescenta o pré-candidato.

DEMANDAS

Ele reforça que apesar de Londrina ter avançado nos últimos anos, ainda é uma cidade que tem problemas que precisam ser resolvidos.

“Temos filas na área da saúde, tanto para consulta especializada quanto cirurgias eletivas, a gente tem visto superlotação no atendimento às crianças, nas UPAs, nós temos filas nas creches. Nós temos problemas, temos pobreza na cidade”, afirma Turini. “São desafios enormes que a cidade tem e isso precisa ser debatido.”

LEIA TAMBÉM

https://www.folhadelondrina.com.br/politica/barbosa-neto-diz-ser-nome-do-campo-popular-na-corrida-pela-prefeitura-3249665e.html?d=1

https://www.folhadelondrina.com.br/politica/maria-tereza-fala-em-buscar-novos-avancos-na-gestao-municipal-3249322e.html?d=1

https://www.folhadelondrina.com.br/politica/pl-confirma-filiacao-e-pre-candidatura-de-bruno-ubiratan-a-prefeitura-3246940e.html?d=1

CÂMARA DE VEREADORES

Se por um lado o MDB não possui nenhum vereador na atual legislatura da CML (Câmara Municipal de Londrina), a expectativa da legenda é conquistar pelo menos duas cadeiras no Legislativo londrinense.

Turini relata que foi feito um “grande trabalho” com lideranças da cidade e que o partido possui 25 pré-candidatos à CML. Ele cita a presença de dez pré-candidatas e a importância da participação das mulheres na política.

Além disso, na majoritária deve haver composição entre o MDB e o PSB, que hoje tem a vereadora Sonia Gimenez como importante liderança.

“Nós temos inclusive o entendimento do Luciano Ducci, que é o presidente estadual do PSB, na composição da majoritária”, citando a possibilidade de um quadro do PSB entrar como vice na chapa. Essa definição, no entanto, só deve ocorrer durante das convenções partidárias que neste ano ocorrem entre julho e agosto.