Imagem ilustrativa da imagem OPINIÃO DO LEITOR - Ditadura do STF e Congresso
| Foto: iStock

Tempos idos, o equilíbrio entre os poderes constituídos (executivo, legislativo e judiciário) estavam bem definidos. Eles tiveram suas áreas delimitadas dentro da República democrática com a elaboração da Carta Magna, cuja última reforma com a participação do povo, foi em 1988. Pois sim, com o passar dos mandatos de FHC, Lula e Dilma (Temer), eis que surge eleito pelo sufrágio do voto um candidato esperado pelo povo, com sua plataforma de governo totalmente diferenciada de outrem.

Isso levou as partes que usufruiam do poder a um descontentamento radical, e hoje vislumbramos exatamente quem ainda quer o modelo anterior, com isso gerando perseguição radical ao presidente. A eles junta-se o corporativismo de Brasília, onde a parte contrária utiliza-se de todos os mecanismos jurídicos e até usurpação dos poderes constituídos. Existe sim um complô que quer derrubar o presidente, basta listar desde o atentado a sua vida na campanha, e a aberração na apuração do crime, e por aí em diante.

Estranho foi o andamento do Congresso, toda decisão do governo passou a ser questionada pelo STF, onde o guardião da Constituição começou a governar o Brasil, é sim, passos de caso pensado. E o STF gostou disso, ampliou seu poder a cada dia, chegando ao ponto de desafiar 03 instância da justiça (1ª. 2ª e 3ª), anulando o processos, criando insegurança jurídica descomunal, tudo para libertar um cidadão que fora condenado até o STJ (3ª instância) e lógico, nessa esteira, saíram também criminosos de alta periculosidade.

E, por outro lado, com o enxugamento das verbas de propagandas da mídia, com redirecionamento a todas as emissoras, veio o golpe baixo de criticar 24 horas o Presidente, como está visto por todo Brasil a olhos vistos. Temos que rechaçar esse saudosismo destruidor, corrupto do futuro do Brasil, de nosso futuro, de nossos filhos, netos e entes queridos. Os brasileiros do bem não merecem isso.

Yochiharu Outuki (engenheiro agrônomo) Itambaracá

Verdugo

Os brasileiros elegeram um verdugo que já conduziu mais de 500 mil ao cadafalso.

Marcio Benassi (aposentado) Londrina

A opinião dos autores não reflete, necessariamente, a opinião da FOLHA.

Leia outras opiniões de leitores da FOLHA:

Ruídos na cidade

O agro não é pop

Pedágio

Bares, pesadelo constante