| |

Opinião 5m de leitura

ESPAÇO ABERTO - Reflexão em tempos de pandemia

Juntos contribuiremos para um mundo melhor, para uma sociedade mais humana

ATUALIZAÇÃO
27 de setembro de 2021

Álvaro José Gonçalves Neto
AUTOR

 

Vivemos numa época onde a socialização e o conviver com o outro foi tirado de nós devido  à pandemia da Covid-19. Muitas pessoas ficaram presas em suas próprias casas, sem poderem sair, reunir-se socialmente em família ou num grupo de amigos. Crianças em suas casas sem poderem ir às escolas devido ao risco de se contaminar e também adoecer seus parentes. Pessoas morrendo, famílias enlutadas e com medo.

Percebemos, então, que muitos profissionais de diversas áreas do conhecimento têm se sobrecarregado devido à grande demanda de atendimento. Como exemplo, podemos citar a educação, a segurança e a saúde, pois infelizmente chegaram num nível de quase colapso não somente no Brasil, mas em todo o mundo.

Na área da saúde, os profissionais, tais como os médicos e enfermeiros, têm se sobrecarregado de tanto trabalho na linha de frente, tendo que trabalhar exaustivamente para salvar vidas. A saúde, aos poucos, tenta se adequar à grande demanda de atendimentos, com pessoas doentes, apresentando muitos sintomas e tendo também um alto número de internamentos.

Professores trabalharam sobrecarregados on-line, tendo que dar conta à alta demanda de alunos reclusos em suas próprias casas, onde o aprender é necessário a todos os alunos e o ensinar é primordial a todos os professores. Pais de família perderam seus empregos, não tendo assim como levar o pão de cada para sua família. Empresários sofrendo vendo suas empresas de portas fechadas e até fechando às portas e demitindo seus funcionários.

Diante de toda esta situação, percebemos também que o mercado informal aumentou muito, ou seja, o comércio nas ruas. Contudo, diante de tudo isso, o que vemos são discussões políticas descabidas, onde o bem comum é esquecido, que é a salvação de vidas. Assistimos e presenciamos tantas mortes que parece não ter fim. Hoje estamos vivos, amanhã já não sabemos se estaremos.

Políticas públicas precisam ser realizadas favorecendo a um maior número de pessoas que foram atingidas com a Covid-19. A pandemia evidenciou e mostrou muitas lacunas e desigualdades nos sistemas de saúde, deixando claro a importância de se investir em trabalhadores mais capacitados, por meio de cursos de capacitação gratuitos de reciclagem e de formação, bem como na infraestrutura do setor da saúde (hospitais, postos de saúde, medicamentos, insumos hospitalares, entre outros), favorecendo a prevenção, detectando também os possíveis surtos da doença.

Isso nos mostra que investimentos são necessários para fortalecer o sistema de saúde e a força de trabalho. Dessa maneira podemos evitar futuras crises em escala global como a que estamos enfrentando agora. É importante a consciência de que investir em saúde é salvar vidas. E não somente na área da saúde, mas também na educação, segurança, entre outras essenciais à vida do ser humano.

O que precisamos fazer é nos unir, fazer a chamada “a união faz a força”, deixar as brigas e os desentendimentos políticos, deixar as discussões de lado, e nos preocupar um pouco mais com o outro, ter empatia pelas pessoas. Salvar vidas deve ser o foco de todos. Podemos sim fazer a nossa parte, ter mais responsabilidades com o próximo, esquecer um pouco de nós mesmos e ter mais amor às pessoas, servir mais, amar mais.

Precisamos despertar como seres humanos conscientes e racionais, onde temos a capacidade de realizar grandes coisas, basta apenas termos boa vontade e vontade de fazer a diferença. Onde o eu passa a não ser mais importante, as posses e o poder não são mais necessários, e sim as pessoas. Façamos a diferença e, com certeza, sairemos deste momento difícil. Nunca devemos nos esquecer que juntos contribuiremos para um mundo melhor, para uma sociedade mais humana.

 Álvaro José Gonçalves Neto é pedagogo e professor de Educação Física da Rede Municipal de Londrina 

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS