| |

Opinião 5m de leitura

EDITORIAL: Volta às aulas em Londrina

A FOLHA mostra como foi o retorno para cerca de 46 mil alunos da rede municipal, que conta com 121 unidades escolares

ATUALIZAÇÃO
05 de fevereiro de 2024

Folha de Londrina
AUTOR

Quando lembramos que criança gosta de estar com outras crianças, assim como jovem gosta de estar com outros jovens, faz sentido perceber a alegria que muitos estudantes demonstraram ao voltar para a escola na segunda-feira (5) em Londrina e em muitos outros estabelecimentos de ensino brasileiros. 

Considerando que se relacionar e fazer amizades com outras pessoas é o comportamento natural dos seres humanos, que outro ambiente, além da escola, proporciona melhor essa condição? 

Nesta edição, a FOLHA traz reportagem mostrando como foi a volta às aulas para cerca de 46 mil alunos da rede municipal de Londrina, que conta com 121 unidades escolares, incluindo as filantrópicas.

O jornal mostrou a alegria de Rafael Henrique Mendes, 7 anos, que não via hora de voltar à escola  municipal Anita Garibaldi, no jardim Espanha, zona leste de Londrina. Ele estava com saudades de estudar, e também queria encontrar as professoras e rever o amigo Pedro Santos, de 8 anos.

Nesta volta das aulas os alunos receberam material escolar, bolsa e uniforme de verão, disponibilizados pelo município. Os kits são personalizados de acordo com a idade e série, com imagens dos personagens do programa VIDA, contemplando os meninos e meninas do berçário (CB, C1 e C2), pré-escola (P4 e P5) e do 1º ao 5º ano. O investimento total do município foi de R$ 14,8 milhões.

O prefeito Marcelo Belinati e a secretária de Educação,  Maria Tereza Paschoal de Moraes, deram boas-vindas às crianças na escola Anita Garibaldi e fizeram um balanço das ações realizadas pela administração visando a melhoria do setor, como manutenção das unidades escolares, construção de novas escolas e creches, contratação de pessoal e qualificação do corpo docente.

Embora crianças como Rafael e Pedro estejam felizes e construindo, na escola, amizades que poderão durar para a vida toda, há crianças e jovens que têm dificuldades em cultivar amizades e se sentirem à vontade no ambiente escolar. 

É importante que pais e professores consigam identificar essas situações e ajudarem os alunos a se adaptarem à escola de maneira sadia. Lembrando que para muitos, esses dias podem ser desafiadores, mas com atenção, escuta e acolhimento, é possível proporcionar um ambiente feliz para as crianças e jovens. 

Obrigado por ler a FOLHA!

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS