Neste mês de abril a comunidade universitária da UEL (Universidade Estadual de Londrina) realiza eleições para a escolha de um novo reitor ou nova reitora. A votação, em primeiro turno, ocorre dia 12 de abril e o segundo turno em 27 de abril. Para este pleito, quatro chapas estão inscritas. São elas: Chapa 1, formada por Gabriel Giannattasio e Marcelo Canteri; Chapa 2, Frederico Garcia Fernandes e Patrícia Mendes Pereira; Chapa 3, Marta Regina Favaro e Airton Pretis; Chapa 4, Nilson Magagnin Filho e Laura Brandini.

Entendendo a importância que a UEL representa para a região Norte do Paraná, a FOLHA traz a partir desta terça-feira (5) uma série de quatro reportagens que serão publicadas até sexta-feira, cada dia apresentando a entrevista realizada com os candidatos a reitores e vice-reitores.

A ordem de publicação segue o número da chapa. A série começa com a Chapa 1, que tem à frente Giannattasio e Canteri. Nesta quarta-feira será a vez da Chapa 2, com Frederico Garcia Fernandes e Patrícia Mendes Pereira; na edição de quinta-feira trazemos as propostas da Chapa 3, formada por Marta Regina Favaro e Airton Pretis; e na sexta-feira será a vez da Chapa 4, formada por Nilson Magagnin Filho e Laura Brandini.

Imagem ilustrativa da imagem EDITORIAL - Série apresenta candidatos à reitoria da UEL
| Foto: Foto: Roberto Custódio

Neste 2022 a principal novidade é que estudantes, professores e agentes universitários deverão participar de eleição direta para escolha dos dirigentes máximos da instituição de forma eletrônica. A votação será online pelo sistema Saele (Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas), por meio dos portais do estudante e do servidor.

Nesta semana, haverá também o segundo debate entre os quatro candidatos à reitoria da UEL, que será realizado nesta quarta-feira (6), às 19 horas, no Anfiteatro Maior do Centro de Letras e Ciências Humanas. Segundo a assessoria de imprensa da UEL, os representantes das quatro chapas confirmaram presença e o evento é oficial, já que é uma iniciativa da Comissão Eleitoral e tem o objetivo de abrir um espaço para que os candidatos possam apresentar seus planos de gestão, permitindo o diálogo com a comunidade universitária. Um terceiro debate está agendado para a próxima sexta-feira, 8 de abril, às 9 horas, no Anfiteatro Dr. Luiz Carlos Coelho Jeolás, no HU (Hospital Universitário).

A FOLHA convida a todos a acompanharem a série de entrevistas com a certeza de que irá contribuir muito para que a comunidade universitária reúna informações que ajudem a decidir em quem votar e também para que a sociedade em geral possa conhecer as propostas dos candidatos. A UEL é grande e desempenha um papel tão importante no Norte do Paraná, a ponto de interferir, com o leque de serviços que presta, no dia a dia da sociedade.

Obrigado por ler a FOLHA!

Veja outros editoriais da FOLHA:

- A força da inovação

- A boa notícia veio da geração de empregos

- A flexibilização no uso de máscaras

- O aumento da pobreza extrema

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.